Resenha "a escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha "A escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito"
GOMES, Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 2005.

SINOPSE DO LIVRO:A obra analisa os impactos das diferenças sociais entre alunos, entre sistemas educacionais, entre escolas e dentro das escolas, sempre orientada pelas perguntas; como as práticas utilizadas podemconduzir às desigualdades? Como, aos níveis micro e macro, se pode agir no sentido de alcançar uma educação mais acessível, de melhor qualidade e que beneficie todos os grupos sociais democraticamente,fazendo com que os direitos da lei se concretizem na realidade?

Este é um sinal de leitura do Capítulo 3 "A escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito", apresentado à disciplinaEstudos Sócio-antropológicos e Educação.

As instituições educacionais são estruturadas sob os aspectos formais e informais, o primeiro refere-se à parte administrativa, enquanto o segundo representa asassociações existentes ou a dinâmica social que reflete as características dos grupos sociais. Estas forças antagônicas de poder vivem o paradigma do consenso e do conflito, tendo como foco a oposiçãoou cooperação entre os pólos: alunos e professores.
Com relação ao paradigma do consenso, Durkheim afirma que a moralidade é um sistema de norma que pré-determina a conduta, tendo como base aregularidade e a integração social. Metz em um estudo de caso descreveu o “mito coercitivo”, onde a medida que as sanções são usadas com consistência a ameaça por si só é suficiente, e a coersão deixa de sernecessário.
Piaget, no entanto, defendia que a essência da democracia é a substituição unilateral da autoridade pelo respeito mútuo das vontades autônomas. Sob abordagem do conflito entreprofessores e alunos, Waller concebeu as escolas como centros difusores da cultura dos grupos dominantes
A escola é tipicamente organizada de forma autocrática, devido ao seu aspecto dominante a escola está...
tracking img