Transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
contribuicões de henri wallon ao contexto educativo

1. INTRODUÇÃO

A teoria walloniana contribuiu significativamente para consolidar as bases da psicologia do desenvolvimento, sobretudo do desenvolvimento psicomotor, aplicando-a à educação. A sua teoria pressupõe uma relação recíproca entre a psicologia e a educação. Assim, a fecundidade da obra walloniana permanece atual, pois oferece umembasamento teórico de fundamental relevância para a reflexão das práticas pedagógicas e para a superação da visão dicotômica sobre corpo e mente, ainda arraigada nas metodologias pedagógicas tradicionais. Neste aspecto, a proposta pedagógica walloniana propõe uma educação voltada para a integração de afetividade, cognição e movimento, respeitando as fases de desenvolvimento da criança epriorizando um atendimento individual de acordo com a capacidade de cada uma, prevenindo, assim, certas formas de malogro e de inadaptação escolar. Além disso, a partir dos subsídios wallonianos, o docente pode impulsionar o desenvolvimento do educando na perspectiva de sua totalidade, preparando-o para ser um cidadão engajado com o seu contexto social, com autonomia e responsabilidade.
Na teoriawalloniana, a educação é um fato social. O homem é um ser eminentemente social e inserido em uma dada sociedade, ele vive e age em uma realidade concreta, podendo, até, modificá-la. Assim, segundo esta teoria, há uma estreita ligação entre as operações intelectuais e as relações sociais, pois estas interferem na aprendizagem do educando. Isso requer da escola uma atenção especial para impulsionar odesenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Serão apresentadas, a seguir, algumas considerações sobre as idéias wallonianas e sua contribuição para a compreensão do desenvolvimento humano, sobretudo o infantil, e suas implicações pedagógicas.

2. WALLON E SUA TRAJETÓRIA

Henri Wallon nasceu na França em 1879 e morreu em 1962. Filósofo, médico, psicólogo e político francês, dedicou-se acompreender o psiquismo humano, voltando sua atenção a criança, acreditando que conhecendo seu desenvolvimento era possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos. Enfocou o desenvolvimento infantil nos aspectos afetivo, cognitivo e motor, propondo um estudo sempre contextualizado.
Segundo Galvão (1995), Wallon viveu em num período marcado por muita instabilidade social e turbulência política.Esteve imerso entre duas guerras mundiais, o avanço do fascismo, as revoluções socialistas e as guerras para libertar as colônias africanas.
Sempre alinhado aos intelectuais e políticos da esquerda, chegou em 1942 a filiar-se ao partido comunista. Influenciado por Marx, trouxe para sua teoria o ideal de libertação e justiça.
Zazzo (1975, p.13) escreve: “Wallon: é um homem de contradição, num mundode contradições, numa sociedade, num universo com conflitos cada vez mais agudos, cada vez mais explosivos”.
Almeida (1999), analisando cronologicamente a obra walloniana, pontua que seus trabalhos poderiam ser divididos em duas etapas, onde a primeira relaciona-se com as questões da afetividade e a segunda, com os estudos da inteligência.
Em sua história profissional, o fato que acaboulevando-o à psicologia da criança, foi sua atuação médica em hospitais psiquiátricos, com crianças que apresentavam lesões cerebrais. Dizia Wallon que “para a criança só é possível viver sua infância, conhecê-la compete ao adulto” (Wallon, 2007, p. 9).
Conhecer a vinculação de Wallon as questões mais amplas de seu meio social, seu engajamento no contexto político da época, nos permite compreender avisão ampla que ele lançava sobre a realidade, tal visão é a marca de sua teoria do desenvolvimento humano e de sua atuação como pesquisador, psicólogo e médico.

3. WALLON E A EDUCAÇÃO

Ao longo de sua carreira, as atividades do psicólogo Henri Wallon foram se aproximando cada vez mais da educação.
Publicou diversos livros sobre as pesquisas que realizava, e eles vieram a servir como...
tracking img