Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DO LIVRO DO PROFESSOR CANDIDO ALBERTO GOMES por José Neres GOMES.

Candido Alberto. A educação em novas perspectivas sociológicas. 4ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 2005. Quando, no início do século XX, o pensador Émile Durkheim publicou o livro Sociologia e Educação, abriu caminho para os estudos sociológicos na área da educação. Em quase um século de existência, muitos autores sededicaram a esse tema que é, por sua própria natureza, inesgotável. Como nem sempre é possível recorrer às fontes primárias dessa ciência, os estudiosos sentiram falta de livros que condensassem de forma sistemática, crítica e confiável os diversos pensadores que se dedicaram ao assunto.
Foi provavelmente pensando em pesquisadores e estudantes que buscavam uma visão panorâmica sobre aSociologia da Educação que o professor, pesquisador e consultor da UNESCO, Candido Alberto Gomes publicou o livro Educação em Perspectivas Sociológicas, que depois foi ampliado, atualizado e revisado, ganhou o título de A Educação em Novas Perspectivas Sociológicas e foi publicado como parte da coleção “Temas Básicos de Educação e Ensino”, da Editora Pedagógica Universitária.
O livro está dividido emtrês grandes partes que, à primeira vista, podem até parecer independentes, mas que se completam no que concerne à sequência lógica dos conteúdos estabelecida pelo autor, que sai do plano mais geral: uma síntese do pensamento dos principais sociólogos da educação, e alcança um campo mais específico, que é a uma análise do sistema educacional a partir dos referenciais teóricos discutidos no início dolivro.
O primeiro capítulo da obra, intitulado Enfoques Teóricos em Sociologia da Educação é também o mais extenso do livro, abarcando cerca de 40% do total da obra. Partindo da premissa de que existe um paradigma do consenso e um paradigma do conflito, o autor começa a primeira parte do livro deixando claro que o período mais recente dos estudos sociológicos dedicados à Educação podem serdivididos em duas  partes: uma que concebe “a educação como fator de democratização, de distribuição de renda” (p. 01) ou até mesmo de melhoramento da natureza humana e outra caracterizada pelo pessimismo pedagógico. O primeiro momento vai até a década de 60 do século XX e, a partir daí, é substituído pelo segundo momento.
Após diferenciar em que consiste cada um dos paradigmas e de situá-loshistoricamente, o autor passa a estudar o paradigma do consenso com seus respectivos representantes e teorias. Dessa forma, ele contextualiza e pondera sobre o Funcionalismo de Parsons e seus seguidores, a contribuição de Durkheim, “o mais  importante precursor do moderno funcionalismo” (p. 16) e a teoria técnico-funcional da educação, de Clark, Kerr e seus colaboradores. A seguir, o autortece comentários sobre o paradigma do consenso no Brasil, país que “viveu marcado pela emergência da sociedade urbano-industrial” (p. 28). Nesse ponto, Gomes destaca a importância do educador Anísio Teixeira para o Brasil.
Concluído o estudo sobre o paradigma do consenso, o autor passa a analisar os autores e as teorias que se filiam ao paradigma do conflito. Comenta a visão marxista sobreeducação e, depois, concentra-se nos autores da corrente neo-marxista, como Althusser, com seus aparelhos ideológicos e repressivos do Estado; Bourdieu e Passeron, defensores da ideia de que “o desempenho escolar está ligado às origens culturais” (p.39); Bowles e Gintis, pensadores que teorizam sobre a possibilidade de ser o capitalismo, e não a educação, a fonte das mazelas sociais; e Gramsci, com suasteorias sobre infraestrutura e superestruturas sociais.
Ainda estudando o paradigma do conflito, Candido Gomes comenta a chamada “Nova sociologia da educação” e estuda as teses da “sociedade sem escola”, de Illich; a Pedagogia do oprimido e a Educação como prática de liberdade, de Paulo Freire; a Teoria da dependência de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Falleto; e também os dois pilares da...
tracking img