Gravidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC

ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE: UM ESTUDO SOBRE A QUEDA LIVRE DOS CORPOS

CAXIAS - MA
2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC

ÓVERBY SILVA BEZERRA
ORIENTADOR (A): PROF. DRA. MARIA DE FÁTIMA SALGADO

ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE: UM ESTUDO SOBRE A QUEDALIVRE DOS CORPOS

CAXIAS - MA
2012
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma breve discussão sobre aceleração da gravidade e a queda livre dos corpos, onde através de um experimento simples independente de sua rusticidade foi possível mensurar o valor da aceleração da gravidade com uma margem de erro de 11,3068 % em relação ao estabelecido oficialmente. Os princípios básicos que regem osmovimentos dos corpos serão demonstrados e analisados por meio de método experimental simples e acessível. Durante o fenômeno de queda será observado e mensurado à aceleração adquirida por um corpo sobre ação da gravidade.O estudo sobre a queda livre e aceleração da gravidade por meio experimental poderá ser utilizados em sala de aula para o ensino da física clássica, tornando-se assim uma ferramentafacilitadora para o aprendizado.

Palavras - chave: gravidade, aceleração, peso e queda livre.

INTRODUÇÃO

O homem deste os tempos antigos sempre buscou entender os fenômenos da natureza em seu cotidiano, sejam eles o movimento do sol, o eclipse da lua ou os raios em uma tempestade, tais questionamentos, assim como muitos outros levaram ao surgimento da Física. Dentre os fenômenos observadospelo homem, esta a da queda livre dos corpos e a aceleração desenvolvida por eles, ambos estudados na mecânica clássica. Neste panorama de observações, destacaram-se respectivamente os cientistas: Aristóteles, Galileu Galilei e Isaac Newton.
A teoria aristotélica ensinava que os corpos mais pesados chegavam ao solo primeiro, devido à tendência natural que fazia com eles regressassem para origem(NUSSENZVEIG 2002), essa teoria foi contradita por volta do século XVII d.C, por Galileu Galilei, desenvolvedor do método experimental. A história cogita que Galileu, realizou na torre de Pisa uma experiência que consistiu em abandonar do alto da torre uma bala de canhão e uma de fuzil para verificar proposição aristotélica, até então considerada dogma. Galileu verificou que os corpos atingiam osolo ao mesmo tempo e que as “pequenas discrepâncias de tempo de queda, como por exemplo de uma bala de canhão e uma folha, a folha sofreria efeito da resistência do ar, que pode afetar bem mais em corpos leves, explicando assim as observações qualitativas que Aristóteles se baseava. Mais tarde com a invenção da máquina pneumática, foi possível verificar que os objetos de peso muito diferentes,de fato, caiam ao mesmo tempo, quando se eliminava a resistência do ar, fazendo o vácuo (NUSSENZVEIG, pag. 36, 2002).

Posterior a Galileu existiu Isaac Newton que desenvolveu estudos sobre mecânica clássica e a dinâmica dos corpos, quantificou valores, que permitiram compreender melhor seus movimentos, elaborou a teoria da Gravitação Universal, tais estudos possibilitaram compreender osmovimentos dos corpos celestes, lançamento de objetos e a velocidade que os mesmo adquirem conforme a ação de forças de atração ente eles, suas teorias são utilizadas até os dias de hoje, devido ao grau de precisão.

Neste trabalho, faremos uso das leis de Newton para explicar o fenômeno da aceleração e utilizar a equação de Equação de Torricelli para mensurar o valor da aceleração da gravidadeatuante no corpo em queda livre, para tal a única força atuante será a própria Força Peso (P), resultante da ação atrativa que a terra exerce sobre o objeto a sofrer aceleração.

Iremos neste trabalho utilizar um experimento que irá verificar a proposição newtoniana para o valor da aceleração da gravidade, baseando nos estudos sobre a segunda lei de Newton. A aceleração de um corpo é diretamente...
tracking img