Resenha vinhas da ira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DO TRABALHO
PROFESSORA: MARÍLIA SALLES FALCI MEDEIROSRESENHA DO FILME:
AS VINHAS DA IRA.













Graduando: Abilio Maiworm-Weiand
Matrícula: 2100582Niterói, 25 de setembro de 2012.
''As Vinhas da Ira", filme baseado no livro de John Steinbeck, retrata através da saga da Família Joad o processo de transformação da agriculturaestadunidense em agroindústria, a expulsão dos pequenos agricultores familiares do sudeste estadunidense e a busca por trabalho assalariado na agricultura praticada em grandes propriedadescapitalizadas da Califórnia.
Fatores agroclimáticos desfavoráveis durante anos seguidos, associado à expansão do capitalismo no campo, sob o controle, em última instância, do setor bancário, alteramprofundamente a agricultura até então praticada por gerações seguidas. Antes baseada na pequena propriedade e no sistema de parceria, no qual a família arrendava a terra ao proprietário, passa a ser praticadana grande propriedade sob princípios científicos de administração rural. Primeiramente, proprietários endividados perdem as terras devido aos anos seguidos de má colheita dos arrendatários e pelaqueda dos preços dos produtos agrícolas em competição com a produção capitalista em outras regiões. Em seguida, os arrendatários são expulsos, como retratados no filme, dando lugar à concentraçãofundiária. A tração animal é substituída pelo trator, manejado conforme os estudos de tempos e movimentos.
As famílias migrantes ao chegarem a Califórnia passam por todas as privações. Não só vêem o seupadrão de vida degradar-se, mas a própria estrutura familiar desmorona. Encontram o ódio e a discriminação social, tornando-se mão-de-obra farta e barata para os, historicamente, novos agro-burgueses...
tracking img