Arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cidade Clássica
Antonio Castelnou

Introdução
 Denomina-se CLASSICISMO o realismo
nacionalista dos antigos gregos, no século V a.C., depois incorporado pelos romanos, em que a arte era considerada tão importante quanto a ciência, ambas guiadas pela filosofia.

 Os principais valores da ARTE CLÁSSICA eram
a harmonia, a unidade, a exatidão e a perfeição, as quais deveriam estar presentes emtodas as ações humanas, de modo a situar o homem idealizado como centro da natureza.

Ágora de Atenas
(Reconstituição: 300 aC, Procissão Panatenaica)

 De modo geral, as
cidades gregas tinham traçado irregular e eram cercadas por altas e majestosas muralhas, de cujo portão principal partia o caminho para a ÁGORA, que era a praça do mercado, ou seja, o local de assembléia e encontro comunal, ondetoda a população urbana se juntava e opinava.
Ágora de Priene
(Reconstituição: 350 aC)

Ágora

Vista atual de Atenas
Akropole

 Contudo, seu núcleo
urbano consistia na AKROPOLE, um morro defensável, sem ser muito alto, que era uma praça forte que mantinha a vigilância sobre a cidade e seus campos cultivados, além de se constituir em refúgio e domicílio do rei nos tempos primitivos; e, depois,concentrar os templos simbólicos.
Akropole de Atenas
(Reconstituição: 400 aC)

Ágora da cidade-colônia de Miletus (c. 490 aC, Grécia)

N

6

 Antes mesmo do período
clássico, os gregos já tinham começado a dispor algumas CIDADESCOLÔNIA – como capitais para nações-estado ou substituição de cidades destruídas pelos persas e outros – em um plano organizado, com ruas que se cruzavam regularmente aângulos retos.
1 Agora 2 Buleuterion 3 Ginasium 4 Termas 7 8 9 10 2 11 12

5 4 3

1
N

5 Delfinion (Santuário de Apolo) 9 Mercado 6 Termas romanas 10 Ágora setentrional 7 Pórtico do porto 11 Armazéns 8 Heroon (Tumba monumental) 12 Termas de Faustina

Império Macedônico

 O HELENISMO como forma de vida e cultura criou
raízes e se propagou, especialmente pela sua adoção por povos de outras origens.Alexandre, o Grande (356-323 aC), e seus sucessores criaram inúmeras colônias e também grandes metrópoles que rivalizaram com as capitais do Oriente.

Via Sacra Coliseum

 Os romanos foram os
mais importantes de todos os conversos pela civilização helênica, a qual foi a maior responsável pela homogeneização de sua sociedade, caracterizada pelo seu ideal expansionista, expresso pela força eabrangência do IMPÉRIO ROMANO.
Decumanus

Cidade-colônia de Agrippina
(atual Köln, Alemanha)

 A fundação de cidadescolônia romanas representava um ato político e a escolha de seu local era essencialmente de natureza prática, variando conforme as comunicações, a riqueza agrícola, o controle da travessia de um rio ou a existência de um porto natural.
Cidade-Colônia de Barcino
(atual Barcelona, Espanha) Cidade de Roma
(reconstituição: Séc. I d.C, atual Itália)

 A cidade clássica
encontrou em ROMA do século I d.C. a sua máxima expressão: uma metrópole de mais de um milhão de habitantes, construída e embelezada segundo os ideais da arquitetura greco-romana, que seria totalmente pilhada a partir do início do período medieval.
Rede de estradas imperiais romanas na Europa

Roma
(Séc. I d.C.)

ImpérioRomano

Cidade grega
 A civilização grega foi precedida pela cretense
ou minuana (referente ao rei Minos) – ou ainda egéia (em referência ao mar Egeu) –, que surgiu a partir de 2000 a.C., quando foram fundadas diversas cidades na ilha de Creta e no sul da Grécia continental (Península Balcânica).

 Devido ao relevo acidentado da região,
composto por vales fragmentados, não se formou um Estadounificado, mas pequenas CIDADES-ESTADO independentes que prosperaram graças ao comércio marítimo.

Cidade-palácio de Cnossos
(1900 aC, Ilha de Creta)

 Durante o período
minuano (1700-1450 aC), as CIDADES CRETENSES tinham traçado irregular, com ruas em curvas de nível, pavimentadas e Civilização Minóica servidas por redes de água e esgoto. Em geral, não apresentavam muralhas e deram origem...
tracking img