O quinzae

2549 palavras 11 páginas
Oficina de Literatura Comparada - O Quinze x Vidas Secas x As Vinhas da Ira
* Descrição do Perfil dos Personagens *

>> O Quinze (1930) – Rachel de Queiroz

Primeiro plano: - Conceição – prima de Vicente culta e professora. Moça que gosta de ler vários livros, inclusive de tendências feministas e socialistas. - Mãe Nácia – senhora idosa, representante de velhas tradições. - Vicente – proprietário e criador de gado. Era rude e até mesmo selvagem.

Segundo plano: - Chico Bento – pai da família de retirantes. - Cordulina – mãe da família de retirantes. - Josias – filho mais novo. - Pedro – filho mais velho.

>> Vidas Secas (1938) – Graciliano Ramos

- Fabiano – homem embrutecido, mas capaz de perceber suas limitações, filho e neto de vaqueiros. - Sinhá Vitória – mais inteligente que os demais, parecendo ter conhecimento decorrente de outro meio social, controlando as contas e os sonhos de todos. - Menino mais novo – sonha em ser igual ao pai, forte e vaqueiro. - Menino mais velho – deseja conhecer o significado da palavra inferno, desvendar a vida e ter amigos. - Baleia – era a cachorra de estimação da família. Era considerada pessoa da família, sensível, fiel e humanizada. - Papagaio – animal de estimação. - Soldado amarelo – símbolo de repressão e do autoritarismo pelo qual é comandado (ditadura Vargas), porém não é forte sozinho; sem as ordens da ditadura, é fraco.

>> As Vinhas da Ira (1939) – John Steinbeck

- Tom Joad – filho mais velho, recém-saído da penitenciária em liberdade condicional, foi preso por ter assassinado um homem que o ameaçara em uma briga. - Casy – o pregador que se juntou à família. - Tio John – um homem amargurado pelo fardo da culpa que o persegue, por ter deixado morrer a mulher grávida, quando ela lhe pede ajuda. - Rosa de Sharon – sobrinha que dá a luz a um filho morto. - Connie – marido de Rosa de Sharon. - Mãe Joad – ponto central da família. Sua grande missão é

Relacionados