Resenha vantagem competitiva - o construto e a métrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Resenha Crítica de Artigo: VANTAGEM COMPETITIVA: O CONSTRUTO E A MÉTRICA - VASCONCELOS, Flávio C.; BRITO, Luiz A. L.

Os autores abordam de formaobjetiva no artigo as diferentes estratégias existentes para que as empresas alcancem a tão esperada vantagem competitiva e partem da premissa de que, apesar das estratégias existentes, não há umconsenso entre os pesquisadores no que diz respeito em como medir a vantagem competitiva das organizações.
Para definição do método de métrica da vantagem competitiva, os autores utilizaram comoprincipal conceito o caráter variável do desempenho das empresas tomando por base principalmente os seus componentes individuais durante um período específico e excluindo as influências de outros fatorescomo a indústria e o ramo de negócios que a empresa está inserida. Tal métrica, no entanto, pode se tornar inviável para as empresas que possuem como principal diferencial justamente o ramo de negócios,que pode ser, por exemplo, de difícil entrada para novos concorrentes.
Com o objetivo de definir a vantagem competitiva, os autores efetuam uma comparação entre vantagens componentes ou resultante,e temporária ou sustentável e conseguem, de forma concisa, demostrar que na verdade os tipos de vantagens se complementam no sentido de que a vantagem resultante, ou seja, maior resultado do que amédia das concorrentes, está atrelada à criação de valor que não esteja sendo simultaneamente implementada por concorrentes, ou seja, vantagens componentes. Nesse mesmo contexto, uma vantagem competitivaestará sempre associada a um determinado intervalo de tempo e nesse intervalo, ela deve se mostrar sustentável.
O ponto de maior interesse no artigo é, conforme o objetivo dos autores, a aplicaçãodo modelo operacional para métrica de vantagem competitiva. A proposta do modelo se torna atrativa devido à possibilidade de medir a vantagem competitiva em qualquer dimensão escolhida para o...
tracking img