Matematica

Páginas: 3 (749 palavras) Publicado: 20 de junho de 2012
HIPACIA DE ALEXANDRIA
Mulheres Matemáticas



Thayná Soares de Camargo
Prof. Adenilson Barcelos de Miranda
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática (MAD0025)06/12/11

RESUMO
Durante séculos depois de cristo viveu uma mulher extraordinária, com o nascimento e morte em Alexandria, seu nome era Hipácia. Filha de um grande matemático, Theon, viveu em um mundo deépocas em que o cristianismo começou a criar seu poder com as pessoas. Admirada por muitos, consta em registros que nunca veio a casar-se. Grande admirada ajudava sempre a quem precisava principalmenteseus alunos que sempre pedia ajudam a ela, e seus pedidos eram sempre atendidos, sendo difícil quando não conseguia resolver algum desse problema. Foi morta violentamente por cristãos fanáticos.Pouco conhecia Hipácia é exemplo de uma mulher batalhadora que viveu de acordo como ela queria não sendo influenciada por ninguém, além de seu pai.
Palavras- chaves: Mulher, Matemática, Alexandria.1.INTRODUÇÃO
As mulheres que viveram na época de Hipácia não eram consideradas como indivíduos de uma sociedade. Viviam submissas aos homens, poucas tinham a ousadia de freqüentar aulas fora de seuslares e se exporem publicamente, no entanto, algumas tentavam mudar essa realidade.
Hipácia viveu em Alexandria, quando esta estava sob domínio Romano e aceitava oficialmente o cristianismo. Foieducada por seu pai, Theon de Alexandria, o qual desejava sua filha fosse um ser humano perfeito, para isto, investiu muito em sua educação. Durante a primeira parte de sua vida, Hipácia permaneceupraticamente isolada no Instituto. Seu treinamento foi completo em Artes, Literatura, Ciências, Filosofia, Física.
Estudou em Atenas e na Itália. Além de ter sido bastante cortejada, ela nunca se casou,porque já se considerava casada com a verdade. Hipácia era Geômetra, Astrônoma e uma grande admiradora e seguidora das obras de Platão e Aristóteles. Foi professora na Escola Neoplatonica e deu aulas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • matematica
  • matematica
  • Matemática!
  • Matemática
  • matemática
  • Matematica
  • matematica
  • Matematica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!