Resenha "um conceito antropologico"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A OBRA: CULTURA: Um conceito antropológico
AUTOR: Roque de Barros Laraia
Jorge Zahar Editor Rio de Janeiro - 14ª edição 60 paginas



Da Autoria: Laraia, Roque de Barros nasceu em Pouso Alegre1932, antropólogo brasileiro. Bacharel em historia na UFMG (1959). Obteve seu titulo de doutorado em sociologia em 1972. Entre suas obras podemos destacar “Cultura: Um conceito antropológico “1986,entre outros artigos publicados mostrando sempre suas pesquisas sobre ciências sociais”“.

Do Titulo: Cultura: Um conceito antropológico é um estudo sobre as características e questões que influiriamna personalidade do ser humano num determinado espaço, não deixando de lado um fator notável. a genética.e buscando também a opiniões de outros estudiosos e antropólogos tais como Felix Keesing,Margareth Mead, Wisster Kroeber Boas entre outros , que nos ajudam a entender melhor o assunto CULTURA.

A Obra: Roque divide sua obra em duas partes, a primeira: Da natureza da cultura ou a natureza àcultura. Na segunda parte Como opera a cultura.
O autor mostra a diversidade de opiniões de antropólogos filósofos e cientistas, que buscam conhecimentos sobre a natureza humana. Estudando váriospontos que levam ao conhecimento do que seria realmente a cultura. O homem por si só responde qual seria seu papel no espaço. Apontando suas diferenças geográficas e biológicas, é possível destacar suasdiversidades culturais em um espaço onde há pessoas do mesmo sexo e sexo oposto.
Roque fala também sobre o Determinante Geográfico onde pode acontecer de varias pessoas viverem num determinado espaçoe desenvolver outra cultura, isso ocorre com a mudança de seu comportamento, mudando seu modo de ver as coisas, de pensar e de agir, ocorrendo então o nascimento de outra cultura.
Se fossemosanalisar a cultura buscando diferenças podemos, analisar o modo de vida do homem pré-histórico, com seu modo arcaico, desenvolveu sua capacidade de viver em grupo, também mostrando como a comunicação oral...
tracking img