Resenha de um conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura: um conceito antropológico
O livro Cultura: um conceito antropológico, do [autor] Roque de Barros Laraia, (reeditado pela Jorge Zahar Editor Ltda em 2008), discute conceitos e revela adefinição de cultura de uma forma diferente e faz uma viagem as culturas e sub-culturas no mundo oriental e ocidental a fim de apresentar os diversos modos de cultura existentes no mundo.

A obra estádivida em duas partes, antecedido de uma apresentação e finalizado por anexos e notas referente ao livro e sua temática. Foi desenvolvida em 113 páginas. O autor apresenta a cultura de uma formadiferenciada. Nesta obra o autor apresenta a cultura como partes de formam um todo e não algo já formado. Concretizado.

Na primeira parte da obra o autor discuti sobre o desenvolvimento, naantropologia, do conceito de cultura. De modo geral, esta parte, mostra como a cultura desenvolveu-se com o ser humano. Na segunda parte, a qual daremos maior foco, o autor pretende mostrar como a cultura atuae molda a vida das pessoas. O autor utiliza-se de muitos exemplos, o que torna a leitura e compreensão da temática, um tanto didática.

No primeiro capítulo da segunda parte, o autor, baseando emBenedict, faz uma comparação da cultura com uma lente, lente esta que o homem ver o mundo. E que as lentes são diferentes para homens de culturas diferentes.

Já, no segundo capítulo, o autormostra como a cultura interfere no plano biológico do ser humano, a ponto de condicionar até mesmo sobre a vida e morte dos indivíduos da mesma cultura e/ou sub-cultura.

O autor, no terceiro capítulo,faz uma abordagem sobre a participação do indivíduo em sua própria cultura. Ele afirma que os indivíduos participam de uma forma diferente na mesma cultura. Assim a participação do indivíduo em suacultura é limitada.

Laraia, no quarto capítulo, mostra que toda cultura tem sua própria lógica. Ele emprega um termo muito utilizado em toda obra que é o “Etnocentrismo”. Dizendo que seria um ato...
tracking img