Grupos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupos Não-Sociais:
Os Efeitos da Mera Presença de Outras Pessoas

Na sociedade, facilmente encontramos grupos que podem ser definidos como pessoas que estão no mesmo lugar ao mesmo tempo: Os grupos não-sociais, pessoas no mesmo lugar mas não interagem entre si; e os grupos sociais, pessoas que interagem entre si e são interdependentes.
Facilitação social ocorre quando a presença de outraspessoas é favorável na realização de uma tarefa fácil ou quando se obtem pior desempenho na presença dos outros ao realizar uma tarefa difícil. Além da facilitação social existe a indolência social, caracterizada por uma tendência de as pessoas saírem pior em tarefas simples, quando em grupo, pois seu esforço não poderá ser avaliado. Já em tarefas difíceis obtém melhor desempenho. O sexo e asdiferenças culturais influenciam na indolência social, as mulheres focam no coletivo, enquanto os homens são individualistas (de forma geral). Na sociedade podemos perceber o fenômeno da desindividuação, que é um afrouxamento das restrições normais ao comportamento quando se está em uma multidão. Na presença de muitas pessoas, temos tendência natural de agir de forma diferente, mais agressiva e menosracional.








Grupos Sociais:
Entrada, Liderança, Trabalho e Competição

O tópico aborda a interação e a interdependência entre as pessoas, a necessidade de obter participação em certos grupos pela importância da sua atuação na formação da identidade, além de estabelecer normas sociais definidas como aceitáveis.
Os grupos tendem a ter integrantes que partilham de uma mesmaideia e comportamento, destacando que cada grupo compartilha normas diferentes, especificando o comportamento de todo o grupo. A “quebra” dessas normas, por um integrante pode causar-lhe o impedimento da participação no grupo ou até mesmo sua exclusão do grupo. As pessoas geralmente têm papéis determinados definidos com base na posição ocupada no grupo.
Vale lembrar que o papel de maior destaque éo do líder. Baseado em pesquisas, definiu-se a teoria do indivíduo superior, ou seja, o líder possui traços de personalidade adequados para obter êxito, levando-se em conta a natureza do indivíduo, a situação do trabalho e o momento “perfeito” onde certos fatores contribuem de forma favorável.
Existe outra teoria - a da contingência da liderança - relacionada às características do líder, que odefine em relação a seus objetivos: orientado para a tarefa ou orientado para o relacionamento, além do destaque quanto ao volume de controle e a influência da liderança no grupo.
Em se tratando de sexos diferentes na liderança, as mulheres são mais democráticas e possuem habilidades educacionais, que envolvem relacionamentos, entretanto, dependendo para qual tarefa for orientada, pode tomaratitudes “masculinas” de liderança, se igualando às mesmas técnicas de liderança masculinas.
Grupos nem sempre trabalham tão bem quanto indivíduos a sós, dependem da situação de trabalho. De especificidade do trabalho existe trabalho unitário, auditivo, conjuntivo, disjuntivo. Vícios como a perda de processos podem vir a por o grupo em risco, e devemos enfatizar ações como transmissões de informaçãoem especial, informação exclusiva para levar o pensamento do grupo. A coesão ao mesmo tempo em que é uma vantagem é uma falha do grupo cair em um circulo viciante. Pensamento grupal é outro ato de falha se o líder não souber lidar com isso.
Os grupos, às vezes, tomam decisões um pouco medíocres. Mas é certo que os grupos tomem decisões menos arriscadas do que o individuo isolado, pois váriaspessoas pensando juntas podem ajudar entre si.
O questionário de dilemas de escolha (QDE) torna essa tese de grupo bastante positiva. Há ainda estudiosos que desconfiam, pois em algumas situações, um indivíduo tende a pensar com mais clareza do que o grupo.
O efeito da polarização em grupo indica que os grupos tomam decisões mais extremas do que as inclinações iniciais de seus membros - para maior...
tracking img