Resenha - todo o conhecimento visa-se a constituir no senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha - Boaventura de Souza Santos
Todo o conhecimento visa-se a constituir no senso comum

No texto “Um discurso sobre as ciências”, Boaventura de Souza Santos expõe várias teses sobre o“paradigma emergente”. A ultima delas é que “todo o conhecimento visa-se a constituir no senso comum”.
Precisamente, o que o autor quer afirmar é que no paradigma emergente, a ciência pós-moderna, aocontrário da ciência moderna, não entra diretamente em conflito com o senso comum, mas sim tenta comunicar-se com ele, deixando-se penetrar pela forma de conhecimento vulgar presente no cotidiano. Osenso comum, por mais mistificador que possa ser, enriquece a experiência de mundo do cientista assim como a ciência encanta o leigo.
Boaventura aponta que há algo de utópico e libertador no senso comumque pode ser ampliado através da ciência. Essencialmente, os elementos da dinâmica prática e pragmática, pautada na experiência de vida dos indivíduos, dá uma dimensão transparente e evidente, quejustamente por ser superficial consegue ser hábil em captar a profundidade horizontal das relações.
Como o autor afirma, é cada vez mais evidente a aproximação da ciência com o senso comum. Falando-sedo cientista como sujeito, pode-se afirmar que a visão mistificada ao redor do cientista, que tratava-se do homem vestido de branco, que estava preso em laboratórios, experimentando somente comvariáveis manipuláveis, está cada vez mais sendo jogada fora. A separação entre ciência e senso comum, experiência e cotidiano é cada vez mais tênue, e a tendência é que esse “muro”, demasiadamente alto naciência moderna, se desfaça ainda mais. Atualmente, a ciência pode ser realizada em qualquer lugar, e isso se torna ainda mais verdade no campo das ciências humanas e no campo da psicologia.
Nesteponto, Boaventura de Souza Santos estava de fato 40 anos à frente de seu tempo, pois conseguiu captar mudanças sútis que são perceptíveis até hoje. A combinação dos elementos da ciência e do senso...
tracking img