Estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESTÉTICA: FUNÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE
Em Filosofia, o termo estética designa uma dimensão da experiência e da ação humana que permite caracterizar algo como belo, agradável, sublime, grandioso,alegre, gracioso, poético ou então como feio, desagradável, inferior, desgracioso, trágico.
O termo estética pode ser utilizado em diferentes sentidos, nomeadamente:
No âmbito da filosofia designa umadisciplina que reflete sobre o belo - é a designada filosofia da arte. Num sentido mais amplo, refere-se a tudo o que embeleza a existência do homem: o corpo, o vestuário, a casa, os adornos,o carro. Por fim, o termo estética é sinônimo de "teoria da criação", debruçando-se sobre as suas condições individuais, sociais e históricas.

A FUNÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE NÃO É A DE PASSAR PORPORTAS ABERTAS;MAS A DE ABRIR PORTAS FECHADAS

Uma das características da arte é a dificuldade que se tem em conferir-lhe utilidade. Muitas vezes esta dificuldade em encontrar utilidade para a artemascara preconceitos contra a arte e os artistas.
O que deve ser lembrado é que a arte não possui utilidade, no sentido pragmatista e imediatista de servir para um fim além dele mesmo. Assim, um quadronão "serve" para outra coisa, como um desenho técnico, como uma planta de engenharia, por exemplo, serve para que se construa uma máquina. Mas isso não quer dizer que a arte não tenha uma função.
Aarte possui a função transcendente, ou seja, manchas de tinta sobre uma tela ou palavras escritas sobre um papel simbolizam estados de consciência humana, abrangendo percepção, emoção e razão (segundoCharles S. Peirce, fundador da semiótica).
Essa seria a principal função da arte.A arte segundo o conceito de estranhamento de Chklóvski tem como objetivo ampliar a percepção das pessoas exatamentecom o estranhamento, mostrando uma nova forma de ver um objeto, uma nova forma de ver o mundo. Esse estranhamento, que nada mais é do que se deparar com o diferente, desvia um pouco sua vida da...
tracking img