Artigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Paradigma do conhecimento científico em suas dicotomias

Esta Resenha Crítica do texto”Um discursosobre as ciências” de Boaventura de Sousa Santos,faz parte da avaliação parcial do curso Metodologia do Ensino Superior, da disciplina Metodologia da pesquisa sob a orientação da


SalvadorMarço/2011

O PARADIGMA EMERGENTE
Baseando-se nos antecendentes históricos que acompanham o desenvolvimento da ciência, Boaventura de Souza Santos defende a idéia de que a reflexâo crítica nospermite fazer pontuações acerca da evolução humana como um processo dinâmico, onde ocorrem contradições e mediações bem como nossa participação como agentes ativos dos avanços e recuos dastransformações sociais.
O autor faz uma análise das nossas verdades, conhecendo diferentes sínteses das mudanças sociais e científicas.
Segundo Boaventura, uma sociedade que passa por uma revolução científicasofre muitas e diferentes transformações sociais.
1. Todo o conhecimento científico-natural é científico-social
A concepção mecanicista da matéria e da natureza se contrapõe aos conceitos de ser humano,cultura e sociedade. Algumas características inerentes ao ser humano já foram constatadas de que hoje são atribuídas a outros sistemas.
Estudiosos da química, da física e da biologia discorrem sobrea consciência do conhecimento, e hoje sujeito e objeto sofrerão uma transformação por conta da distinção entre as ciências naturais e sociais.
Para teoria geral dos sistemas, Boaventura baseia-se nobiólogo Karl Ludwig Von Bertalanfly , hoje representado por Fritjof Capra na obra, THE WEB OF LIFE(A Teia da Vida), que apresenta a valorização do comportamento coletivo, uma vez que o conhecimentohumano perpassa pelas experiências individuais que ao serem trocadas com outros, se difundem formando uma nova concepção de comportamento humano. Conceitos e pré-conceitos fazem parte da formação...
tracking img