Resenha soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Gestão Logística Prof. Enéas Góes |
Aluno: VALQUIRIA FERREIRA VERWIEBE |
Turma: 5º C SEM. Data / /2013 |

Título do artigo: Soja:da produção Nacional ao escoamento dos Grãos
Autores: Tassyana Crespan Lazzarotto e Talissa Crespan Lazzarotto
Síntese do artigo:
A soja no Brasil surgiu a partir dos anos 70 com o crescimento dademanda nacional pelo óleo de soja, nesse mesmo período a soja se tornou a principal cultura do agronegócio brasileiro. Mais com a expansão do agronegócio é necessário também um crescimento nainfraestrutura do escoamento do produto, apesar de serem feito investimento nesse setor, ainda há muito que melhorar, pois ainda não é suficiente.
A soja cresceu consideravelmente com isso há também umamaior necessidade de um sistema de logística e escoamento mais eficaz, pois o cultivo da soja esta se expandido para o interior ficando mais distante dos principais portos de escoamento.
A cadeiaprodutiva da soja é muito ampla, vai desde insumos para a produção até a chegada às fabricas ou nos portos, como passa por uma serie de transportes até os destinos finais isso termina prejudicando acompetitividade, tornando seu custo de transporte alto e com isso nosso produto se torna 8 vezes mais caro do que do nosso principal concorrente.
O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil para otransporte da soja, essa predominância nesse tipo de modal se dá por ser um transporte mais rápido, mais disponível, excesso de oferta e também outro fator é a dificuldade dos outros modais (ferrovias ouhidrovias) de atender a crescente demanda.
Apesar de o transporte hidroviário ser o mais barato é o menos utilizado, pois tem grandes barreiras, e o investimento para se criar rotas fluviais é quaseinexiste, já no ferroviário ainda é precário apesar de ter recebido investimentos com a privatização, esse possui maquinário muito antigo tornando um transporte lento.
No transporte rodoviário a...
tracking img