Resenha sociedade dos poetas mortos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CURSO: FÍSICA
DISCIPLINA: PRATICA DE ENSINO I
PROFESSORA: LIDIA AZEVEDO


RESENHA DO FILME
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

JUNHO - 2011
A SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
A Sociedade dos Poetas Mortos se passa em um internato para homens chamado Welton. Nessa instituição tem um modelo educacional marcado por tempo determinado pra cada função eespaço racionalizado, tendo como finalidade a educação tradicional, baseada nos princípios da Tradição, Honra, Disciplina e Excelência.
São esses princípios que levam os pais a escolherem o internato como uma condição de que seus filhos ingressem nas melhores universidades. O estilo pedagógico adotado é de saber especifico: o cientifico. Os cursos mais valorizados são Medicina, Direito eEngenharia; já a Literatura e a Arte Dramática não são de tanta importância.
Quando surge um professor Jonh Keating e com métodos pouco ortodoxos, ele desperta os alunos para o rico universo da poesia e das idéias. E também a resistência dos pais e da direção da escola. "Aproveite o dia", ele diz aos alunos. E os ensina que pensar e olhar as coisas por outro ângulo é o que conta. Instigados por essenovo mundo, sete dos rapazes decidem recriar a Sociedade dos Poetas Mortos, nome que um grupo de estudantes, do qual Keating fez parte quando jovem, deu às reuniões que faziam para ler poesia. Assim, Garrido (1999), aborda:
As "contribuições" do tecnicista para a formação curricular dos futuros docentes como uma formação inicial, que desenvolve os conteúdos, currículos, estágios distantes darealidade dos mesmos e pautados em perspectivas burocráticas que não se relacionam com a realidade das práticas sociais de educar, e para a construção de uma identidade emancipadora do profissional docente.
Isso fica bem visível numa cena em que o aluno Neil não consegue convencer o pai, que exige que ele deixe suas atividades como redator do anuário escolar, e até quando o pai aborda-o depois dedescobrir que esta participando de uma peça teatral.
O que a gente nota muito também é que a imagem feminina é prevalecida pela razão masculina. Prova disso é quando o pai de Neil fala sobre a decepção e tristeza que ele irá causar à sua mãe se insistir nas idéias de abandonar o ingresso na Medicina pra cursar Arte Dramática. O que fica marcado é que o sexo feminino possui um poder menor que ooposto. Devido a essa opressão por parte do pai, e a omissão materna, Neil comete suicídio por se sentir impossibilitado de realizar seus sonhos. Indo de frente assim com as idéias do professor Keating.
De acordo com Garrido (1999):
“...a mesma busca salientar a importância de uma formação de educadores conscientes e críticos, isto é, que entendam o contexto histórico e social de seus educandos e como intuito de valorizar a cidadania e a humanização das práticas escolares e superando assim o fracasso escolar, pois é através de professores bem formados que se obterão alunos conscientes.”
Contrapondo-se a isso tudo tem o professor John Keantig que tem como proposta de ensino com base no próprio processo de viver. Ele diz que a educação deveria se confundir com nossa vida. As suas propostas deensino fogem do paradigma estabelecido pelo internato; uma vez que o professor utiliza de outros espaços, considerados não-convencionais pra propor atividades diferentes, fazendo com que a convivência entre os alunos seja agradável. O filme mostra cenas como as que o professor encoraja seus alunos a subirem na mesa, falarem alto, e até arrancar as páginas de um livro, considerando-as comoexcrementos. Esses atos fazem com que o professor Keating se torne um novo modelo de educação, não seguindo assim o currículo padronizado e ensinando as alunos a pensarem por si mesmos. Assim podemos destacar dois tipos de ensino:
Abordagem tradicional: a instituição de ensino é tradicionalista de 100 anos, centrada na filosofia escolar dos 4 pilares ( disciplina, honra, tradição e excelência) – ênfase...
tracking img