Resenha - sociedade dos poetas mortos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Filme: Sociedade dos poetas mortos

O filme começa mostrando uma escola marcada por concepções e tradicionalismo, denominada Academia Welton. Todo o contexto do filme se passa nesta escola e já nas primeiras cenas, aparecem seus quatro princípios: tradição, honra, disciplina e excelência.
O diretor da Academia Welton faz questão de ressaltar o centenário da instituição sempre vistacom bons olhos e como ponto forte a preparação dos alunos para o ingresso em boas universidades.
Logo no início, o aluno Neil tem uma conversa com seu pai onde este impõe que o aluno se retire das atividades como redator do anuário escolar, deixando bem claro como os pais impunham as carreiras dos filhos e como as carreiras artísticas não tinham espaço.
As coisas tomam um rumo diferente natradicional escola quando é apresentado aos alunos um novo educador, o professor Keating. Este é um ex-aluno da instituição e vem com novos ideias pedagógicos, contrapondo-se as regras estabelecidas pela Academia.
Já na sua primeira aula, ele lança um novo ideário “Carpe Diem” e busca por inovadores métodos incentivar os alunos a pensar mais em si mesmos e aproveitar mais suas vidas.
Com umafilosofia de ensino diferente, propõe métodos de didática também não utilizados na instituição, como por exemplo, as vezes em que leva os alunos a ter aula no pátio, ou mesmo o dia em que pediu para que todos arrancassem uma introdução inteira de um livro sobre regras poéticas.
O professor consegue a feição dos alunos e encoraja-os a colocar para fora o “bárbaro” que existe dentro de cada um deles.Como não poderia ser diferente, seu modelo educacional ousado, gera críticas dos educadores tão tradicionais da Academia Welton.
O interesse pelas aulas do prof. Keating só aumentam, até que pesquisando sobre sua vida escolar, descobrem que ele fez parte da Sociedade dos Poetas Mortos e decidem lhe perguntar sobre o assunto. Keating responde as perguntas dos meninos, despertando neles a curiosidadee a vontade de ter sua própria sociedade.
Eles então, passam a se encontrar todas as noites em uma caverna nas redondezas da instituição com a intenção de ler e recitar poemas.
Neste contexto, há um destaque ao aluno Neil, que se demonstra apaixonado pelas artes. Ele demonstra muito entendimento e talento como autor de poesias e também, participando de peças teatrais do colégio.
Porem, apesarde todo seu talento e gosto pela parte artística, é cruelmente criticado e ofendido pelo seu pai, que não aceita sua vocação. Seu pai lhe dizia que ele teria que ser doutor em uma conceituada universidade e que estava dando a Neil a oportunidade que nunca pode ter. Sua mãe, como todas as mulheres da época, não podia fazer nada, era omissa, apenas sofria ao ver o filho sofrer.
Neil muito sofre,várias vezes conversando e confessando ao professor Keating seus desejos, seus medos e as atitudes de seu pai. O professor encoraja o aluno a buscar seus sonhos, entretanto, pede a este que converse com seu pai e lhe diga o quanto gosta de atuar e demonstre todo seu amor pelas artes.
Certo momento, Neil era personagem principal da peça de teatro e mesmo sem a aceitação do pai, participa daapresentação. Ao final, é levado pelos braços pelo pai e ao chegar em casa, este lhe comunica que ele será retirado da Academia Welton e irá para um colégio militar. O rapaz, não consegue retrucar nada do que o pai diz, enquanto sua mãe apenas ouve a discussão e chora.
Quando todos vão se deitar, Neil, oprimido, arrasado e sem expectativa alguma para realização de suas metas, pega a arma de seu pai ecomete o suicídio.
As cenas tristes são marcadas pela direção da Academia que a pedido dos pais de Neil, inicia uma investigação que tenta fazer como se o professor Welton seja o responsável direto pelo suicídio do rapaz. O que eles alegam é que o método utilizado para o ensino incitava os alunos a rebeldia.
Em meio a tudo isso, a Sociedade dos Poetas Mortos é descoberta por conta de um dos...
tracking img