Resenha sobre o mercador de veneza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da obra de William Shakespeare:
O Mercador de Veneza
Gerações muito à frente da nossa, por certo, discutirão acerca das implicações jurídicas do contrato celebrado entre Shylock e Antônio.Este se responsabilizou como fiador de um empréstimo feito a Bassânio, firmando que, caso não pagasse os Ducados até o vencimento da dívida, Shylock poderia cortar uma libra de sua carne de qualquerparte do corpo. Vencida a dívida, pretendendo o credor a execução do pactuado, Pórcia, que se fazia passar por um magistrado, surge para apreciar a questão.
Por derradeiro, uma vez concluído ocontrato, passa a constituir fonte de cognição do direito, autorizando qualquer das partes a reclamar seu cumprimento perante o Judiciário. Se por um lado é permitido aos homens poder considerável paradispor livremente de sua vontade (moral autônoma), o direito positivo limita a ação livre de cada um, sem que a vida coletiva esteja perturbada. Desta forma, no berço do próprio direito privado, em temposonde é prevalecente o interesse social (moral e ética), aumentando a extensão e intensidade das normas de ordem pública, o Estado interfere cada vez mais, seja impondo a contratação, instituindocláusulas coercitivas, ou mesmo concedendo ao juiz a faculdade de rever o pactuado.
Pois bem, tendo Pórcia a possibilidade de rever o pactuado, enxergou que aquele pacto era válido, tendo em conta que otítulo obedeceu a sua forma e a autonomia da vontade imperava. Na comunidade ninguém duvidava da validade do título, inclusive o próprio Antônio, embora todos achassem injusto. O homicídio, inclusive emsua forma tentada, era previsto como tal pelas leis de Veneza. Desta forma, aquele que faz acordo no intuito de retirar uma libra, aproximadamente um quilograma, de carne no corpo de um homem, aindaque o consinta a vítima, estar a realizar uma conduta delituosa se põe início à execução.
Houve um contrato, Antônio e Shylock o assinaram, o título foi reconhecido pelas leis locais, tornando...
tracking img