Resenha sobre o livro "a grande transformação" polanyi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense
Escola de Serviço Social de Niterói
Departamento de Serviço Social de Niterói

Textos apresentados: “A grande transformação” Karl Polanyi
“O século XX” vol. 2
“Pós-neoliberalismo. As políticas sociais e o Estado democrático”

A revolução industrial proporcionou um grande progresso nosinstrumentos de produção e desestruturou a vida da população trabalhadora, ela gerou transformações tanto nas relações econômicas como nas relações sociais.
O cercamento dos campos (encloacas) foi um dos maiores causadores dessas mudanças, pois provocaram a destruições de casas, diminuições de empregos e a falta de suprimentos. Milhares de servos que viviam nessas terras foram despejados de suasmoradias sendo destituídos dos direitos que lhes eram garantidos pelas leis e costumes. Essas pessoas que não tinham mais suas habitações, nem os meios de manutenção da vida tiveram que se deslocar para as cidades que estavam em acelerado crescimento Tendo duas opções: mendigar e/ou roubar, ou então vender apenas o que lhes restavam: sua força de trabalho. Muitas dessas terras cercadas eram paraformação de pastos para criação de ovelhas, para indústria têxtil, que foi o veiculo da revolução industrial.
Os Tudors e os primeiros Stuart criaram medidas de proteção a população contra essa espoliação. Essas políticas públicas tinham o objetivo de apenas amenizar a miséria crescente. Mesmo compromissados com a plebe, os Tudors e os Stuart cederam lugar ao governo do parlamento que visavam osinteresses da classe burguesa, que queriam desenvolvimento industrial e comercial.
A população que antes vivia nos campos se amontoarem em cidades indústrias da Inglaterra e viviam de maneira precária e desumana. Essas pessoas que antes produziam seu alimento foram obrigadas a trabalhar ganhando apenas o suficiente para sua reprodução.
O desenvolvimento econômico provocou o retrocesso das relaçõessociais, onde obtenção de lucro era força motriz que estimulava essas relações. O trabalhador se tornou uma mera mercadoria, sua força de trabalho podia ser comprada ou substituída como qualquer outra mercadoria. Houve um crescimento considerável da pobreza crescimento e aglomeração da população nos centros industriais, o desemprego e os baixos salários eram fatores que aumentavam a pauperização dapopulação. Essa pobreza era vista por alguns estudiosos da época como natural e essencial para economia, pois ela regulava os salários mantendo-os em baixa e também contribuía para existência de mão de obra abundante
O surgimento de uma sociedade que não estava sujeita as leis do Estado, mais sujeitava o Estado as suas próprias leis, levou a criação de uma nova ciência, a Economia Política quefoi fundada por Adam Smith.
A Economia Política surgiu para explicar as mudanças que estavam ocorrendo na sociedade. Essa sociedade que emergia era uma sociedade mercado, suas bases eram estritamente econômicas. O trabalho era visto como uma mera mercadoria, e a pobreza era algo natural a sociedade.
O novo sistema de manufatura destruiu o caráter tradicional de organização da população, levandoos trabalhadores a uma situação ainda mais degradante e miserável.
A revolução industrial desarticulou a sociedade e o liberalismo econômico, tinha o intuito de estabelecer um mercado auto-regulável usando o principio do laissez-faire e do livre comercio. Essas mudanças econômicas fortaleceram ainda mais esse sistema de exploração que destruiu as relações sociais, tornado-as relações econômicas.Vamos ressaltar, os acontecimentos ocorridos no Séc.XX, onde a dinâmica de manutenção da ordem capitalista perdura.
O período após a segunda guerra mundial foi marcado pela reconstrução européia e japonesa, pela guerra fria, pela descolonização e a ação hegemônica dos Estados Unidos.
A Europa encontrava-se castigada, com cidades inteiramente destruídas, principalmente do ponto de vista...
tracking img