Resenha sobre o artigo: a pedofilia na pós-modernidade: um problema que ultrapassa a cibercultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha sobre o artigo: A PEDOFILIA NA PÓS-MODERNIDADE: Um problema que ultrapassa a cibercultura
CAPELLARI, Márcia Schimitt Veronezzi, doutoranda em Comunicação Social pela Pontifícia UniversidadeCatólica do Rio Grande do Sul.
 
Neste artigo, Márcia Capellari traz uma discussão que gira em torno das inter-relações propiciadas pela Internet, seja no âmbito de visibilidade (denúncia) no quetange à pedofilia, quanto na dificuldade de haver um controle maior em relação a criminalidade envolvendo pedófilos.
 
Segundo Capellari a pedofilia ganha espaço na mídia e tem como aliado ociberespaço para a decorrência deste tipo de crime. Tem como agravante a cultura pós-moderna, que banaliza a sexualidade fazendo que determinadas situações antes vistas como “proibidas”, passem a ser“normais” aos nossos olhos. Os valores se perdem na passagem da modernidade para a pós-modernidade e essa quebra de paradigmas fez que a parte obscura do indivíduo se aflore e crimes como a pedofilia aconteçamem maior escala.
 
A partir deste panorama ela aborda a facilidade da disseminação de materiais pornográficos de maneira rápida pela rede, além do poder de manipulação das imagens, tornando-as maisgrotescas, do que já são. “A pedofilia é o tipo de crime que antes da “Era da Internet” existia como um problema com focos individualizados ou restritos de punição” cita Capellari.
 
A autora faz otempo todo um paralelo entre a cultura moderna e a pós-modernidade. Para ela a modernidade tem haver com a “moral” e o “pudor”, e a pós-modernidade traz à tona o “sexo sem limites”. O tempo modernotrava um embate entre o bem e o mal, no qual o bem sempre vence.
 
 Para a autora os conceitos concebidos na modernidade começam a perder espaço no inicio do terceiro milênio, devido ao ritmoacelerado na vida das pessoas. Parcela de culpa dessa velocidade se dá pela automação do cotidiano. A facilidade na vida doméstica e adventos das novas tecnologias, como a proliferação dos computadores...
tracking img