Adm - benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(Artigo - De Cristiane Iada)
Por Cristiane Iata
Benchmarking: muito além de uma simples comparação
Para Sun Tzu, famoso general chinês e autor do clássico “A Arte da Guerra”, quando se conhece o inimigo como a si mesmo, não é preciso temer o resultado de cem batalhas. A tradução para uma realidade atual considera que as organizações devem olhar para fora de si mesmas. Ou seja, procurarinformações de outras organizações concorrentes (ou não) e utilizar essas informações para melhoria dos seus produtos, processos ou práticas de gestão.
Fonte: Revista BENCHMARKING – Edição 1 – Outubro – Novembro – Dezembro 2008
No final da década de 70, quando Robert Camp (considerado por muitos como o “pai” do benchmarking) e sua equipe resolveram investigar o motivo que levava os japoneses aoferecerem impressoras de alta qualidade e a um preço inferior aos custos da Xerox foi preciso dar um nome a esse processo.
Eles descobriram uma palavra em japonês. O termo era Dantotsu que significa ser o melhor entre os melhores. Em seu livro, Camp relata que “os americanos não possuíam um termo como o utilizado pelos japoneses devido ao fato de suporem já serem os melhores”. Com a constatação deque isso não era uma verdade, tornou-se necessário encontrar um termo apropriado que refletisse a realidade. Surgiu então o termo benchmarking que deriva da palavra benchmark utilizada na topografia e que significa uma marca de referência a partir da qual as demais são mensuradas.
Assim, o benchmarking centra-se na busca de referenciais com os quais uma organização deve ser comparada.O objetivo éverificar a diferença existente em relação àquelas organizações que ocupam uma posição de liderança e atuar nas oportunidades para melhoria. O benchmarking sugere um processo estruturado de identificação daquilo que se quer melhorar, ou seja, um processo de investigação de oportunidades para melhoria interna e um processo de aprendizagem, uma vez que não se trata de copiar simplesmente, mas simde adaptar as melhores práticas à mentalidade e cultura de uma organização.
No Brasil, muitas vezes nos deparamos com o conceito de benchmarking interpretado de forma errônea. Na tentativa de traduzir o termo em inglês utiliza-se, por exemplo, cópia ou comparação. Benchmarking definitivamente não é cópia e vai muito além de uma simples comparação.
Em uma empresa, um processo de benchmarkingprocura conhecer o que as líderes estão fazendo, quais são as principais diferenças existentes entre a empresa e as líderes e como atuar para diminuir tais diferenças. É essencial, porém, que seja realizada uma análise crítica para identificar se o que as empresas na posição de liderança estão fazendo deve ser adaptado (e não simplesmente copiado) à realidade de quem está implementando um processo debenchmarking. O erro está em simplesmente sair copiando práticas, somente porque estão dando resultado em outras empresas. Essa etapa de análise crítica é tão importante quanto saber os segredos de quem lidera o mercado.
Benchmarking poder ser considerado como um exercício de correção de rota. E, num ambiente cada vez mais competitivo no qual é necessário focar a atuação das empresas nas açõesque efetivamente possam proporcionar resultados, corrigir a rota rumo a esses resultados é fundamental. Em muitas empresas, a verificação do alcance dos resultados é realizada por meio do acompanhamento de indicadores que, ao longo do tempo, evidenciam se o caminho está correto ou não. Os indicadores, uma vez definidos, relatam o histórico de evolução de uma empresa. Para avaliar a sua posiçãocompetitiva, uma empresa não pode apenas realizar uma análise da evolução histórica dos seus próprios indicadores. É necessário verificar qual a diferença existente entre esses indicadores e os indicadores de empresas consideradas líderes do seu setor de atuação ou reconhecidas como referenciais de excelência. Após se conhecer essa diferença é preciso atuar para que ela seja cada vez menor e para...
tracking img