Resenha sobre sulear vs. nortear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SULear vs. NORTEar

“De experiências em diferentes contextos em que vivemos, resultam leituras muito distintas -- individuais e sociais – das quais nos apropriamos através de diversas conotaçõessob os aspectos sentimental, conceitual e ideológico. O que resulta dessas leituras, depende dos pontos de "vista", dos referenciais, de onde percebemos nosso entorno e até outros espaços além dohorizonte. À medida em que o processo se desenvolve, as representações correspondentes vão se configurando, armazenam-se e transformam-se na dinâmica da constituição de nossa bagagem de vida.”

O primeiroparagrafo do texto, o autor disserta sobre o processo de construção de concepção de mundo do indivíduo. Segundo Gramsci, essa concepção se dá através de um processo histórico, de relações que foramestabelecidas antes mesmo de nascermos. Somos determinados pelo meio em que vivemos, e é este meio que definirá como iremos compreender o mundo ao nosso redor.

“Por um ponto de vista maisgeográfico, consideremos que, mercadorias, conceitos e regras "práticas" relativas a espaço ou a tempo são exportadas do hemisfério norte para o sul, e aceitas sem a devida contextualização para nossos lugaresde vida. Esse é o caso do ensino dos pontos cardeais, renitente em tomar a direção norte como o referente fundamental. Nesse caso, mesmo que todas as evidências demonstrem que a estrela Polar não podeser vista do hemisfério sul, subentende-se que isso possa acontecer e a regra prática passa a ser impraticável. A análise desse problema é rica de reflexões de caráter extremamente interdisciplinar,além do enorme potencial de desdobramentos inesperados que proporciona. É notável, por exemplo, a presença da conotação ideológica nos referenciais do Norte com os quais carregamos o germe dadominação. Este germe explicita-se com freqüência nas oposições do tipo: Norte/Sul, acima/abaixo, subir/descer, superior/inferior, central/periférico, desenvolvido/em desenvolvimento”.

Neste parágrafo,...
tracking img