Cpc 16 - estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A RELEVÂNCIA DOS ESTOQUES PARA AS EMPRESAS.

ARACRUZ,
2012


A RELEVÂNCIA DOS ESTOQUES PARA AS EMPRESAS.

Trabalho apresentado para a Turma do curso de Ciências Contábeis do 2° Período da escola “FAACZ”, sob orientação dos Professores Érico Colodetti Filho, Isabela de Souza Borges e Tatiani Mai.


ARACRUZ,
2012
RESUMO

Este trabalho visa demonstrar tratamento contábil doestoque em geral, e estabelecer o valor do custo a ser reconhecido como ativo, e mantido em registro ate que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Os estoques são bens tangíveis e intangíveis adquiridos com objetivos de venda ou utilização própria da entidade. Para a empresa é importante a avaliação do estoque, pois impacta na avaliação do custo líquido mostrando o seu real lucro no final doperíodo.

Palavra-Chave: Estoque, custo, receita.

INTRODUÇÃO

Este trabalho especifica a divulgação a ser dada aos estoques existentes, às baixas, às reduções ao valor realizável líquido e suas reversões e a outras situações. Seu objetivo é determinar a forma de avaliação dos estoques adquiridos.
O Pronunciamento Técnico CPC 16, no que tange a questão do Balanço Patrimonial, exige que osestoques sejam mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, aquilo que for menor; e tem por finalidade, dar suporte aos responsáveis pela elaboração das demonstrações contábeis na aplicação e no tratamento de assuntos que ainda não tiverem sido objeto de Pronunciamentos Técnicos, auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis,apoiarem os usuários das demonstrações contábeis na interpretação de informações nelas contidas, e proporcionar, àqueles interessados, informações sobre o enfoque adotado na formulação dos Pronunciamentos Técnicos.
É de extrema importância que os contadores conheçam e entendam essa estrutura conceitual, para assim, demonstrar corretamente os resultados contábeis da entidade.

ESTOQUESTermos usados na conta estoque:
Estoque - são os ativos da empresa mantidos para venda no curso normal dos negócios; em processo de produção para venda; ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
Valor Realizável Líquido - é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados parasua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
Valor Justo - é aquele pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo liquidado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
Os estoques são bens adquiridos e destinadosà venda, incluindo, mercadorias compradas por um varejista para revenda ou terrenos e outros imóveis para revenda; produtos acabados e produtos em processo de produção pela entidade; matérias-primas e materiais aguardando utilização no processo de produção (componentes, embalagens e material de consumo).
A conta estoque registra o custo das mercadorias e produtos adquiridos, reconhecidos comoativo e mantidos nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Ocorrendo a receita, o custo dos estoques é reconhecido como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido.
A contabilização das compras de itens do estoque deve ocorrer no momento da transmissão do direito de propriedade dos mesmos. Geralmente, tal momento ocorre na entrada física dosbens no estabelecimento. Mas existem estoques que, mesmo não estando fisicamente presentes no local, devem ser contabilizados, como por exemplo, matérias-primas que foram remetidas pelo fornecedor, por conta e ordem do cliente, á terceira empresa que efetuará industrialização dos referidos materiais.
Os estoques estão representados basicamente por mercadorias para revenda, produtos acabados,...
tracking img