Resenha sobre macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crescimento da Economia – PIB

Ao analisar o quadro econômico de um país muitas pessoas confundem o significado de crescimento econômico e desenvolvimento econômico. Apesar das nomenclaturas serem bem parecidas o significado de cada difere. Podemos definir uma economia voltada para o desenvolvimento como uma economia que amplie as possibilidades dos cidadãos de terem uma vida com um leque deoportunidades, uma vida saudável, de maneira plena. Medimos o desenvolvimento econômico de um país através de indicadores de educação, saúde, renda e pobreza; a medição mais usada para determinar o desenvolvimento econômico de um país é o IDH.
Já o crescimento econômico é o aumento da produção de determinada região, é o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB é calculado através da soma de todos osprodutos e serviços finais de uma região dado determinado período. Agora com o conhecimento dos dois significados podemos concluir que o crescimento econômico é um fator de imensa contribuição para o aumento dos padrões de vida, ou seja, se uma economia detém um elevado crescimento econômico e a mesma adota políticas sociais, o IDH também irá se elevar.
Com base nos princípios acima citadospodemos analisar a economia brasileira de acordo com o seu crescimento macroeconômico.



No ano de 2010, o Brasil apresentou a maior alta de crescimento econômico desde 1986. O crescimento de 7,5% deve-se ao desempenho robusto da demanda interna e pela baixa base de comparação do ano anterior, pois ainda sofria os efeitos da crise econômica global. Se formos analisar pela ótica da demanda, oaumento do consumo das famílias e o maior número de investimentos foi fundamental para a demanda interna, grande motor do crescimento econômico. Já pela ótica da oferta, a expansão industrial fez com que o PIB crescesse.
Um fator chave para o aumento do consumo foi um pacote de medidas adotadas pelo governo durante a crise em 2009. O aumento de gastos públicos, redução de impostos e expansão decrédito contribuíram para o fortalecimento do consumo familiar, automaticamente contribuindo para o crescimento econômico.



No ano de 2011 o crescimento econômico brasileiro não chegou nem perto do ano de 2010. Ao fechar o ano o Brasil apresentou um crescimento no PIB de 2,7%, enquanto que a previsão para o mesmo ano era de 5%. Embora a economia não tenha crescido como esperado, podemosperceber um bom momento da economia brasileira enquanto que Europa e Estados Unidos enfrentam um período de instabilidade devido à crise.



Já no fim de 2011 pôde-se observar uma desaceleração da economia. Segundo o IBGE o crescimento da economia no ano passado teve como fonte o consumo das famílias, que teve um aumento de 4,1% em relação a 2010. Setores agropecuário e de serviços tambémfizeram com que a economia crescesse. No setor industrial, ponto forte da economia em 2010 houve um crescimento de apenas 1,6% em 2011, com isso podemos perceber que o setor industrial vem perdendo força e aparentemente continuará perdendo no ano de 2012.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que dificilmente o Brasil vai conseguir crescer os 4,5% no ano de 2012 previstos pelo governo."Estamos diante do agravamento da crise internacional. Isto exige esforços redobrados para mantermos a taxa de crescimento aos patamares desejados. Com o encolhimento desses mercados (Estados Unidos e Europa), os emergentes passam a sentir uma redução (de crescimento) e se instaura, em nível mundial, uma certa instabilidade e aversão ao risco. Nas previsões (de crescimento), essa redução devechegar a ponto percentual", disse o ministro.

A previsão é de que a economia deve acelerar de forma mais intense nos próximos semestres do ano devido a redução na taxa de juros e de elevação da oferta de crédito.

Inflação

Desde 2002 quando o Mercosul anunciou um teto de 5% de taxa de inflação para seus países membros , o Brasil vem tentando honrar com esse compromisso.

No ano de 2011,...
tracking img