Resenha sobre comte, karl marx, durkheim e weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Auguste Comte

Auguste Comte nasceu em Montpellier, França, a 19 de janeiro de 1798, Ele procurava aplicar o método científico ao estudo da sociedade européia de sua época. Comte procurou criaruma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social à imagem das ciências naturais que explicavam como funcionava o mundo físico. Acreditava que todas partilham de uma lógica comum eum método científico, o que visa revelar leis universais. Cria que a sociedade se submete a leis invariáveis, de um modo muito semelhante ao que sucede no mundo físico. A sociologia não deverialimitar-se apenas à análise, mas propor normas de comportamento, seguindo a orientação resumida na famosa fórmula positivista: “Saber para prever, a fim de prover.” De tais idéias surgiu à classificaçãodas sociedades denominada:” A lei dos três estágios.”
. “Saber para prever, a fim de prover”. Em minha compreensão o que se sabe não se destina a prever a ocorrência de determinados fatos, ainda maisem se tratando de seres humanos onde o conjunto de ações pode ser imprevisível, e em idêntica acepção seguem a deslocação que se moldem e erguem vozes, sentimentos e emoções para desaprovarem estereviramento do humanismo onde uma sociedade aparenta estar sempre em evolução.
Discordo dele que a sociologia como uma ciência positiva, devia aplicar ao estudo os mesmos métodos científicos que asdisciplinas exatas no caso da Física, química, matemática e Biologia, usam para o mundo físico, pois as respectivas áreas são diferentes, ou seja, a sociologia é um estudo sobre os comportamentos, ao modode pensar, os desenvolvimentos das ações humanas o contrário das exatas que estudam ações e reações, possa até se assemelharem mais não se igualarem. Na sociedade nem sempre serão válidas somente asanálises com espírito cientifico, porém na ciência sim, pois ela para ter um embasamento precisa da razão e pesquisas empiricas porque o objeto de estudo precisa ser testado e comprovado.

Émile...
tracking img