Pensadores sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª Resenha de Sociologia

Augusto Comte, filósofo francês, tem refletido em seus pensamentos a Revolução Francesa. Considerado pai da Sociologia, que a princípio denominou Física Social. Comteprocurou criar uma ciência para estudar e compreender a sociedade. Esses estudos deveriam ser feitos com espirito científico e objetividade. Ele enxergava a Sociologia com uma ciência positiva, ou seja,para o estudo da sociedade deveria aplicar o cientificismo. Surge assim, o Positivismo que aplica ao estudo da sociologia métodos científicos que a Física e a Química usam para estudar o mundo físico.A lei dos três estádios de Comte consiste que cada ramo do conhecimento humano passa pelos estádios teológico, metafísico e positivo. No estádio teológico o espirito humano é dirigido pela crença deque a sociedade era uma expressão da vontade de Deus. No metafísico, a sociedade substituiu os seres sobrenaturais e começou a ser vista em termos naturais. Enfim, o estádio positivo despertou aaplicação de técnicas científicas ao mundo social. Para Comte o estado positivo corresponde a maturidade do espírito humano, a certeza em oposição a indecisão.
Karl Max, economista e filósofo alemão teveideias diversas das de Comte e Durkhein, embora, assim como eles tenha tentado explicar as mudanças na época da Revolução Industrial. Desenvolveu uma intensa atividade política, no decorrer da qualfoi elaborando a doutrina do socialismo proletário revolucionário. Para Marx as mudanças mais importantes dos tempos modernos estavam ligadas ao desenvolvimento do capitalismo. Ele observou a pobreza eo descontentamento produzidos pela Revolução Industrial e assim desenvolveu argumentos acerca da maneira como as sociedades se desenvolvem.
O Marxismo é o conjunto de teorias filosóficas, econômicase políticas de Karl Marx expostas no livro O Capitalismo (1867). Prega a revolução do proletariado com uma consequente ascensão e a instituição de uma sociedade sem classes.
Émile Durkhein,...
tracking img