Pensadores da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MESTRES DA SOCIOLOGIA

MAX WEBER
Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt 1864 — Munique 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da sociologia. Filho do Sr. Max Weber, grande industrial têxtil e político liberal; sua mãe Helene Fallenstein, uma calvinista moderada, de família de professores liberais e humanistas.
Em 1882 Max Weber matriculou-se naFaculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, onde seu pai havia estudado, frequentava também os cursos de economia política, história e teologia. Em 1884 se transferiu para a Universidade de Berlim, onde obteve em 1889 o doutorado em direito e em 1891 a tese de habilitação, ambos com escritos da história do direito e da economia.
Depois de completar estudos jurídicos, econômicos e históricos emvárias universidades, se distinguiu precocemente em algumas pesquisas econômico-sociais com a Verein für Sozialpolitik, a associação fundada em 1873 pelos economistas associados à Escola Histórica Alemã em que Weber já tinha aderido em 1888. Em 1893 casou-se com Marianne Schnitger, uma das alunas pioneiras na universidade alemã e integrava grupos feministas de seu tempo, bem como curadora póstumadas obras de seu marido.
Foi nomeado professor de economia nas universidades de Freiburg em 1894 e de Heidelberg em 1896. Entre 1897, ano em que seu pai morreu, e 1901 sofreu de uma aguda depressão, de modo que do final de 1898 ao final de 1902 não pode realizar atividades regulares de ensino ou científicas.
No Outono de 1903 renunciou ao cargo de professor e aceitou uma posição comodiretor-associado do recém-nascido Archiv für und Sozialwissenschaft Sozialpolitik (Arquivos de Ciências Sociais e Política Social), nesta revista publicou em duas partes, em 1904 e 1905, o artigo-chave “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Naquele mesmo ano, visitou os Estados Unidos, graças a uma enorme renda privada derivada de uma herança em 1907, ainda conseguiu se dedicar livremente e emtempo integral aos seus estudos, passando da economia ao direito, da filosofia à história comparativa e à sociologia, sem ser forçado a retornar à docência. Sua pesquisa científica abordou questões teórico-metodológicas cruciais e tratou de complexos estudos histórico-sociológicos sobre a origem da civilização ocidental e seu lugar na história universal.
Durante a Primeira Guerra Mundial, serviucomo diretor de hospitais militares de Heidelberg e ao término do conflito, voltou ao ensino da disciplina de economia, primeiro em Viena e em 1919 em Munique, onde dirigiu o primeiro instituto universitário de sociologia na Alemanha. Em 1918 ele estava entre os delegados da Alemanha em Versalhes para a assinatura do tratado de paz e foi conselheiro para os redatores da Constituição da Repúblicade Weimar (Constituição do Império Alemão). Encontra-se sepultado em Bergfriedhof de Heidelberg em Baden-Württemberg na Alemanha.
Embora seja considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, sua influência pode ser vista também na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.
Em seu método sociológico, declarou que a sociedade deve ser observada eanalisada, para que seja, assim, extraído os ensinamentos para uma melhor compreensão da sociedade, e é por isso que sua sociologia recebeu o nome de Compreensiva. Weber valorizava as particularidades, buscava entender a sociedade com uma perspectiva histórica, diferente dos positivistas.
Suas principais obras são:
* 1889: A história das companhias comerciais na idade média;
* 1891: Odireito agrário romano e sua significação para o direito público e privado;
* 1895: O Estado Nacional e a Política Econômica;
* 1904: A objetividade do conhecimento na ciência política e na ciência social;
* 1904: A ética protestante e o espírito do capitalismo;
* 1905: A situação da democracia burguesa na Rússia;
* 1905: A transição da Rússia a um regime pseudoconstitucional;...
tracking img