Redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Do MS-DOS ao Windows XP
Luiz Paulo Maia * A Microsoft lançou em 1981 seu primeiro sistema operacional, o MS-DOS (Disk Operating System), para a linha de computadores pessoais IBM-PC, concebido paraser um sistema operacional de 16 bits, monoprogramável, monousuário e com uma interface de linha de comando. O MS-DOS foi desenvolvido com base no sistema operacional CP/M e algumas idéias do Unix.Em 1985, é lançada a primeira versão do MS-Windows, que introduz uma interface gráfica, porém mantém o MS-DOS como o sistema operacional. As versões posteriores do MS-Windows, como Windows 3.*,Windows 95/98 e Windows ME, apesar de várias melhorias e inovações, sempre estiveram associadas ao MS-DOS.

Devido às inúmeras limitações e deficiências do MS-DOS, a Microsoft começou a conceber nofinal da década de 1980 um novo sistema operacional, conhecido como Windows NT (New Technology). Este novo projeto foi conduzido por David Cutler, ex-projetista da Digital Equipment Corporation (DEC),que foi responsável pelo desenvovimento de inúmeros sistemas operacionais, como o PDP/RSX e VAX/VMS. Além da grande influência do sistema operacional VMS, no projeto do Windows NT foram utilizadosvários conceitos dos sistemas OS/2 e LAN Manager.

Em 1993, a Microsoft lança o Windows NT, sistema operacional de 32 bits, com multitarefa preemptiva, multithread, memória virtual e suporte a múltiplosprocessadores simétricos. O Windows NT não tem qualquer relação com a arquitetura do MS-DOS, mas oferece compatibilidade parcial com aplicações legadas. O Windows NT acompanhou a evolução da famíliaDOS-Windows e incorporou algumas de suas características, como a interface gráfica. Com isso, passaram a existir duas linhas de sistemas operacionais com arquiteturas completamente distintas, porém coma mesma interface para o usuário (Figura 1, abaixo).

O Windows 2000 é uma evolução do Windows NT versão 4, pois mantém a mesma arquitetura interna. O Windows 2000 passou a incorporar alguns...
tracking img