Resenha - sistemas eleitorais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Eleitorais
Jairo Marconi Nicolau, nascido na cidade de Nova Friburgo (RJ) no ano de 1964 é um cientista político brasileiro. Especialista em sistemas eleitorais foi pesquisador do IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), que posteriormente foi transformado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.Atualmente é professor titular do departamento de ciência política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Introdução
“Sistemas eleitorais fazem uma grande diferença para configurar o sistema partidário, para natureza do governo (coalizão ou unipartidário), para o tipo de escolha que os eleitores podem fazer em uma eleição, para como os eleitores podem controlar seus representantes, para ocomportamento dos parlamentares, para o grau em que o Parlamento seja composto por pessoas de diversos tipos e origens, para a extensão em que existe democracia e coesão no interior dos partidos, e, obviamente, para a qualidade do governo, e, por isso, para a qualidade de vida dos cidadãos governados.” - (Gallagher e Mitchell – 2005a;4)
O sistema eleitoral é de suma importância nosprocessos eleitorais, as diferentes regras para contagem de votos e a metamorfose que os mesmos sofrem para se transformarem em poder, influem grandemente no comportamento político. As regras eleitorais acabam por criar uma grandiosa rede de incentivos e desestímulos, tanto para os eleitores quanto para os candidatos. O comportamento dos partidos, eleitores e candidatos se diferenciam conforme asregras utilizadas dentro do sistema ao qual eles estão inseridos. Um exemplo da diferenciação de comportamento é o voto útil, por exemplo, em cidades em que existe a chance de haver o segundo turno o voto útil é menos utilizado do que em cidades que possuem apenas um turno, já que os eleitores optam por votar no candidato que possui mais chance de vitória do que naquele que seria o seu preferido.Nenhum processo eleitoral se torna imune às regras que são definidas de antemão para a distribuição dos cargos que estão em disputa, um partido com determinado percentual de votos, terá direito a diferentes cotas de poder, dependendo do sistema eleitoral. As eleições não são apenas importantes no âmbito do preenchimento de postos na estrutura do estado, em nossa sociedade moderna osdirigentes das mais diferentes organizações são escolhidos através de processos eleitorais. Sistema eleitoral pode ser definido como o agregado de regras que define como será realizado o processo eleitoral, qual será a forma de votação e como esses votos serão computados para finalmente se transformarem em poder. Além dos sistemas em si, vários outros fatores são de extrema importância em uma eleição comoa obrigatoriedade ou não do voto, qual são os eleitores aptos, entre outras inúmeras normas que variam conforme as diferentes localidades, sistemas.
O cientista político Douglas Rae foi o primeiro a demonstrar que para obter uma melhor análise do sistema eleitoral, o principal seria focar na mecânica interna e não nos resultados produzidos. Ele identificou os três componentes básicos dossistemas eleitorais, são eles: magnitude do distrito eleitoral, estrutura do voto e a fórmula eleitoral. Por distrito eleitoral, entendemos que são os diferentes territórios que formam a unidade básica de uma eleição, é a unidade territorial onde os votos serão contabilizados para posteriormente haver a divisão das cadeiras em disputa. A magnitude do distrito eleitoral faz referência ao número decadeiras eleitas em cada distrito. A estrutura do voto estabelece qual será a fórmula que o eleitor usará para expressar seu voto, surgem então os sistemas de voto categórico – onde o eleitor tem a opção de votar em um único partido – e o voto ordinal – onde os eleitores tem a opção de escolher votar em todos os candidatos, colocando-os em ordem de preferência. Já a fórmula eleitoral, diz respeito a...
tracking img