Resenha: Segundo Tratado do Governo Civil – John Locke

Para uma abordagem mais objetiva e direta do texto, desenvolveu-se a análise e construção dos fatos por capítulos, os quais foram designadospara leitura.
No terceiro capítulo (Do Estado de Guerra), Locke define exatamente o que é o “Estado de Guerra”, que nada mais é quando uma sociedade, estado ou país, é inimigo de outra nação, eestando-se neste estado, um tentará a vida do outro, vida esta no caso, o bem mais precioso que esta pode ter, portanto, esta deve tentar defender-se de  qualquer forma, isso porque não se existe justiçaque arbitre a favor deste direito, passando a existir o estado de guerra, e este somente chega ao fim quando há a existência de juízes que possam julgar  determinadas ações contra um determinado povo.No quarto capítulo (Da Escravidão), a escravidão é condenada e repreendida, o qual inicia o discurso apresentando-se as definições da liberdade natural, a qual visa defender e proteger sua própriavida, e esta não está subordinada a nenhum poder existente na Terra. Diz também que, a liberdade dos indivíduos que estão inseridos na sociedade, não deve ser ferida pelos preceitos definidos pelaprópria sociedade onde se vive. Destaca-se o fato de o indivíduo não possuir a propriedade sobre sua vida, sendo assim não poderá ter a propriedade sobre a vida de nenhum outro indivíduo, não tendo-se odireito de escravizar ninguém.
No quinto (Propriedade), Locke justifica porque o ser humano tem o direito sobre a propriedade privada, através de citações da bíblia, no caso o livro do Gênese, em quediz que quem criou o mundo foi Deus, logo ele é o primeiro dono que o mundo teve. Em seguida diz que como Deus é o Pai Criador e os homens são os seus filhos significa que os homens são seusherdeiros, logo todos os homens têm direito a propriedade privada.
No sétimo (Sociedade Política ou Civil), Locke nos apresenta o surgimento da sociedade civil que possui relação com a família. Utiliza-se... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Resenha segundo tratado do governo civil – john locke. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Segundo-Tratado-Do-Governo-Civil/419431.html

MLA

"Resenha segundo tratado do governo civil – john locke" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Segundo-Tratado-Do-Governo-Civil/419431.html>.

MLA 7

"Resenha segundo tratado do governo civil – john locke." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Segundo-Tratado-Do-Governo-Civil/419431.html>.

CHICAGO

"Resenha segundo tratado do governo civil – john locke." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Segundo-Tratado-Do-Governo-Civil/419431.html.