Introducao a sociologia de educacao.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos básicos:
Mobilidade: Qualidade ou propriedade do que é móvel ou obedece às leis do movimento.
Facilidade com que se passa de um estado para outro; inconstância, volubilidade:
Estabilidade: Qualidade de estável; firmeza, solidez, segurança.
A Educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades, isto é, sua cultura aos mais novos.OLIVEIRA (2007: 11)
Assim, a educação se constitui numa actividade humana e histórica que se define na totalidade das relações sociais.
A educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social. (Dicionário Aurélio Portátil 5.0.4)
A Sociedade é um conjunto de pessoas que vivem em certafaixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns, e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo; corpo social:
Ideologia é uma representação imaginária das próprias relações materiais, ou como uma representação deturpada da própria inserção dos humanos nessas relações (cf. POULANTZAS, 1971; ALTHUSSER, 1983).
A Sociedade é um grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sobnormas comuns; comunidade (Dicionário Aurélio Portátil 5.0.4)
A educação, sociologicamente, é o processo pelo qual a sociedade transmite sua herança cultural às gerações vindouras, integrando-as na sociedade e nos grupos a que pertencem. Ela cria um ser novo, r social, dando-lhe qualidades físicas, intelectuais e morais.
A função social enquadra-se dentro da função homogeneizadora de Durkhein edefine-se como o processo de transmissão dos saberes sociais reclamados por uma dada sociedade e que terão de ser apreendidos pelos sujeitos para que eles se integrem nela.
A socialização que a escola faz pode ser conservadora, quando transmite valores do passado, e pode ser inovadora quando transmite valores do presente. Tendo em atenção o ciclo de vida dos indivíduos, também pode ser primária,quando ocorre entre os 6 e 06 anos, ou secundária, iniciando-se à entrada na escola e prolongando-se ao longo da vida .
A socialização primária é feita em primeiro lugar pela família, depois pelos grupos de pares (as crianças ao brincarem estão num processo de aprendizagem por imitação dos adultos), pela Igreja e pelos meios de comunicação de massas. Deve existir uma coordenação entre estasinstituições. O agente de socialização secundária é a escola. O processo de socialização em que existem instituições que transmitem valores é uma unívoca de adultos para crianças.
A este tipo de socialização chamamos socialização estrutural que varia bastante segundo o ciclo de vida dos indivíduos, a classe social, a cultura.
A educação como transmissão da cultura e reprodução do sistema social das geraçõesvelhas para as novas, ocorre de diferentes formas, podendo distinguir-se: Educação assistemática é aquela que se realiza sem qualquer plano, sem sistema, sem local nem hora determinada e que todas as pessoas, todos os grupos e toda a sociedade participam desta espécie de educação. Educação sistemática, é um processo que visa a transmissão de legados culturais, isto é, de determinadas técnicas,ciências ou modos de vida. É uma forma selectiva da educação, em que dentro de muitos assuntos, escolhe-se alguns para serem transmitidos de modo especial e por pessoas treinadas especialmente para o efeito (OLIVEIRA, 2007:14).

Funções Sociais da Educação.
A educação é um facto social que assume várias funções sociais, como as de integrar, socializar as gerações vindouras, bem como ajustar edesenvolver a sociedade em geral e os indivíduos em particular. (OLIVEIRA, 2007:16). A educação sistemática exerce também as seguintes funções sociais:

Função Selectiva da educação
É necessário que a educação seleccione os indivíduos para que eles se posicionem na sociedade e ocupem as posições profissionais e sociais existentes na sociedade. Neste sentido a educação selecciona os indivíduos mais...
tracking img