Resenha: quem comeu o meu hamburguer? o poder do seis sigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

CHOWDHURY, Subir. Quem comeu o meu hambúrguer? O poder do Seis Sigma. Editora Record, 2002.

Pós-graduado em Engenharia Aeroespacial pelo IIT (Indian Institute of Technology), graduado em Gerencia Industrial pela CMU (Central Michigan University) e Doutorado Honorário em Planejamento pela MTU (Michigan Technological Institute). Respeitado estrategista de qualidade, é vice-presidentee diretor-executivo da ASI Consulting Group, LCC – líder mundial em implantação, consultoria e treinamento em Seis Sigma e Liderança de Qualidade. Já escreveu 12 livros, entre eles o Best-seller internacional “O poder do Seis Sigma”, traduzido em 20 línguas e que já vendeu mais de um milhão de cópias.

Resenhado por: ......

Em sua obra “Quem Comeu o meu Hambúrguer, O Poder do Seis Sigma”,Subir Chowdhury apresenta a metodologia do programa de qualidade Seis Sigma. Por meio de uma linguagem leve, sem muitos termos técnicos, em formato de narrativa e contando a história de dois amigos que tiveram trajetórias diferentes dentro do mesmo grupo (American Foods), o autor pretende nos mostrar que através do Seis Sigma é possível implantar uma política de qualidade sem aumentar os custos daprodução.
A história é narrada por Joe, que diante de sua demissão começa a se perguntar o por quê de sua trajetória de insucesso. Ao longo dos capítulos seguintes ocorre a entrada de Larry, velho amigo de Joe, que ao contrário deste, se tornou um executivo bem sucedido dentro do grupo. A partir de então, discorre-se sobre a metodologia do Seis Sigma, onde o autor apresenta alguns conceitos, aforma em que o programa foi implantado na divisão American Pizza e pretende principalmente evidenciar o que diferencia este programa dos demais programas de qualidade. Em nosso entendimento entretanto, a obra apresenta uma visão superficial do programa, destinando-se apenas a trazer aos leigos uma idéia de como a metodologia pode auxiliar nas melhorias dos processos e práticas nas empresas.
Em “ODia da Mudança” o autor apresenta o seu personagem principal e narrador da história, Joe Meter, refletindo sobre seu fracasso enquanto recolhe pertences pessoais no dia em que foi demitido. Há um certo preciosismo em situar o leitor na vida pessoal de Joe, com detalhes sobre sua esposa e filhos, suas reações diante da situação do desemprego, o constrangimento perante o segurança da empresa queobserva suas ações, etc. Seja no intuito de atrair a atenção dos leitores, ou seja para tornar o clima do conto mais realista, desde o início percebe-se que o foco da literatura está na vida das pessoas e não nas empresas que estão por trás delas. Este será o fio condutor da apresentação da metodologia. Ao final deste capitulo é introduzido o personagem que efetivamente apresenta o programa, LarryHogan, que ao contrário de Joe, está passando por um ótimo momento em sua carreira.
“O almoço é servido” é um capítulo da história em que se apresenta definitivamente o sucesso de Harry e o constrangimento de Joe. Durante um almoço em uma das pizzarias da empresa da qual Larry é um dos executivos, evidencia-se a qualidade do serviço do atendimento e em meio a conversa, este fala da implantação dasmudanças no comando da divisão que trouxe a responsável pela adoção do Seis Sigma. Porém, novamente temos a demonstração de que o assunto será abordado superficialmente. Evidencia-se uma tendência a querer mostrar o mundo perfeito de Larry em contraposição ao ceticismo e ironia de Joe.
Com o intuito de nos convencer da simplicidade do programa Seis Sigma, “Engolindo o Seis Sigma” traz comolinha principal a explanação dos conceitos básicos do programa, apesar da constante reação contrária de Joe, definitivamente mostrando-se reativo a qualquer programa do gênero. Apesar da excelente lição de que “Evitar cometer erros pode fazê-lo ganhar o mesmo dinheiro que uma grande invenção”, ou ainda, que “As empresas Seis Sigma aprenderam que a qualidade economiza dinheiro, porque há menos...
tracking img