Mercado financeiro produtos e investimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Conceitos Básicos de Economia 2
1.1. Política Monetária 2
1.1.1. Copom 3
1.1.2. Taxa Selic 3
1.2. Política Fiscal 4
1.2.1. PIB 4
1.2.2. IPCA (Índice de preços ao consumidor amplo) 5
1.2.3. IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) 5
1.3. Mercado Cambial 6
1.3.1. Politica Cambial 6
1.3.2. Reservas Internacionais 7
1.3.3. Balanço de Pagamentos 72. Investimentos 9
2.1. Renda Variável 9
2.1.1. Abrindo o capital 9
2.1.2. Mercado Primário e Mercado Secundário 10
2.1.3. Tipos de Ações 10
2.1.4. Direitos dos Acionistas 12
2.1.5. Remuneração do Acionista (Dividendos) 12
2.1.6. Acionista Controlador e Acionista Minoritário 13
2.1.7. Tag Along 13
2.2. Renda fixa 14
2.2.1. Instrumentos de Renda Fixa 14
2.3. Fundosde Investimentos 17
2.3.1. Fundo de Investimento e Fundo de Investimento em Cotas 18
2.3.2. Cota e Patrimônio Líquido 18
3. Ética e Análise do perfil do investidor. 19

1. Conceitos Básicos de Economia

2.1. Política Monetária

A Política Monetária é um dos dois principais instrumentos que o governo utiliza para influenciar o nível de produção e emprego e, principalmente,controlar a variação dos preços. Atualmente, o principal objetivo da política monetária tem sido o de manter a estabilidade de preços, ou seja, evitar a ocorrência de inflação ou deflação.
O Banco Central (Bacen) é o órgão do governo que tem a responsabilidade de implementar (executar) a política monetária. Basicamente, o Banco Central gerencia o nível da taxa de juros real (que é a taxa de jurosnominal descontada da variação da inflação do período). O aumento da taxa de juros real tende a levar a uma queda na atividade econômica e vice-versa.
Quando o Banco Central quer incentivar a atividade econômica, ele aumenta a quantidade de moeda (de liquidez) da economia quando quer restringir a atividade econômica, ele reduz essa liquidez.
Além de gerenciar a taxa de juros, o governo fazpolítica monetária atuando sobre o Mercado Financeiro de três maneiras básicas: operações de “mercado aberto” (open market), recolhimento de compulsórios e redesconto.
a) O Mercado Aberto (Open Market)
As operações de mercado aberto são os procedimentos mais comuns por meio dos quais os Bancos Centrais controlam a quantidade de moeda na economia:
* Quando o Banco Central compra títulos ele pagaem moeda, o que significa uma elevação do volume de reais na economia.
* Na ponta oposta, quando o Banco Central vende títulos recebe moeda em pagamento, o que significa menos reais em circulação na economia.
b) O Recolhimento Compulsório
* O recolhimento compulsório é outro instrumento que controla a liquidez, através do montante dos depósitos a vista, a prazo, poupança etc., que osbancos obrigatoriamente recolhem ao Banco Central. O volume de recursos depositados compulsoriamente no Bacen influencia a capacidade dos bancos de emprestar. Quanto maior o depósito compulsório, menor a capacidade dos bancos de emprestar e vice-versa.
c) O Redesconto
* Por último, temos as operações de Redesconto, que são empréstimos que o Banco Central faz aos bancos que tenham necessidade deliquidez. Ao utilizar este instrumento o BC está “colocando” dinheiro na economia. Especialmente em países onde não existe a figura do depósito compulsório, as operações de redesconto são importantes instrumentos de controle da quantidade de moeda na economia.

2.2.1. Copom

O Copom (Comitê de Politica Monetária) foi instituído com o objetivo de estabelecer as diretrizes da políticamonetária e definir a taxa de juros.

2.2.2. Taxa Selic

A meta para a taxa Selic é divulgada pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
A taxa Selic do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), expressa na forma anual para 252 dias úteis, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas...
tracking img