Resenha quantica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha dos Modelos Quânticos

No mundo quântico, segundo alguns físicos, o que impera é o princípio da incerteza, na qual não é possível determinar a posição e a velocidade de uma partícula oumesmo tempo. Outros acreditam que o observador não pode se separar das experiências, pois sua presença é determinante no comportamento das partículas no experimento. A depender de como esteja montado aexperiência pode-se observar o comportamento corpuscular, como partículas, ou ondulatório, como ondas. Isso mostra uma dualidade de comportamento, sendo um oposto ao outro. As ondas, contínuas edivisíveis, as partículas, descontínuas e indivisíveis.
Um arranjo interessante é o das duas fendas, onde se aplica uma fonte de luz em duas fendas e ao fundo colocou-se um detector de luz. Inicialmente nomodelo de interferência notou-se que a luz que passava pelas fendas tinha a atuação ondulatória, aparecendo várias faixas no receptor. Depois resolveu-se lançar uma partícula de cada vez para ver comoseria o resultado, mas, ao contrário do esperado, o comportamento foi ondulatório. Foi posicionado então, em uma das fendas um equipamento capaz de registrar a passagem do elétron. Após isso,observou-se a formação do modelo de interferência corpuscular, onde apareciam duas linhas no registrador do fundo.
Com isso podemos notar que a presença de um observador alterou o comportamento da luz,antes ondulatório, depois corpuscular. Fica evidente que a luz pode ser onda ou partícula, porém não os dois no mesmo momento, já que as duas definições são contrárias. A presença de um anula a existênciado outro, por isso não se pode comprovar a existência de um fenômeno ao mesmo tempo em que outro, mas sim separadamente, um complementando o outro, logo semelhante a uma balança de dois braços,quanto mais um aparecer mais o outro fica menos perceptível.
Conclui-se que a luz tem a atuação onda-partícula, regulada pelo observador, para que se mostre partícula ou ondas, não sendo possível ao...
tracking img