Resenha - qualidade de produto de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUALIDADE DE PRODUTO DE SOFTWARE

Este livro trata de várias normas de qualidade que rege a construção de um software no que diz respeito à qualidade, principalmente no processo de desenvolvimento, garantindo assim um produto final que satisfaça às exigências do cliente.

CAPÍTULO 1 – PANORAMA TECNOLÓGICO
Com o avanço da tecnologia e o crescente acesso à informação (internet) ficou aindamais nítido a dependência dos sistemas computacionais, que por sua vez dependem cada vez mais do software. Um mau funcionamento de um software pode ter conseqüências desastrosas e elevados custos. O bug do milênio é uma prova recente e nos traz o quanto dependemos das máquinas e de seus softwares. Problemas de qualidade de software tendem a ter cada vez mais importância. Devido á demanda do mercado,criou-se um movimento nacional e internacional, que travalha no sentido de padronizar normas de Engenharia de Software, a ISO (International Organization for Standardization), estabelecida em 1947 e contando atualmente com mais de 100 organizações nacionais de padronizações.

CAPÍTULO 2 – QUALIDADE DE SOFTWARE
A qualidade de produto é definida por um conjunto de características que devem seralcançadas em um determinado grau para que o produto atenda às necessidades de seus usuários. É através deste conjunto de características que a qualidade de um produto pode ser descrita e avaliada (Rocha et al., 2001). Ou seja, o produto deve apresentar conformidade a requerimentos.
A qualidade de projeto de software é resultante do estabelecimento de um processo de projeto. Para a realização deo processo trazer impactos diretos na gestão do projeto, é necessário: identificar e definir indicadores para um projeto a ser executado; realizar as medidas no projeto durante sua execução (coletar estas informações); analisar as tendências do projeto; realizar os ajustes necessários para o projeto.
A qualidade do processo de software é determinada pelo grau de flexibilidade para incorporarcaracterísticas implícitas de qualidade de produto e novos métodos, técnicas e ferramentas ao processo de software.
O processo de software é a seqüência de passos para construção de um produto de software. Abrange as relações com o fornecedor e com o cliente, gerenciamentos (como de projeto, de qualidade, de configuração, de requisitos, de custo, de tempo e de risco) e a engenharia do produto.CAPÍTULO 3 – CATEGORIAS DE PRODUTOS DE SOFTWARE E AVALIAÇÃO
O software tornou-se o elemento chave da evolução dos sistemas e produtos baseados em computadores. Por isso classificá-lo torna-se uma tarefa o quanto complicado, pois a cada tempo, surgem novos métodos, metodologias e principalmente tecnologias. Pesquisando um pouco sobre essa classificação, uma visão de Roger Pressman, que mesmoclassificando, diz ser uma tarefa difícil criar categorias genéricas para aplicações de software.
1. Software Básico;
2. Software de Tempo Real;
3. Software Comercial;
4. Software científico e de engenharia;
5. Software Embutido;
6. Software de Computador Pessoal;
7. Software de Inteligência Artificial.

CAPÍTULO 4 – MODELOS DE QUALIDADE
Neste capítulo apresenta modelos de qualidade paraprodutos de software advindos de pesquisa teórica e da própria aplicação desses modelos em projetos e objetivos específicos originários da demanda do mercado.
Modelo de McCall - Em 1977, McCall propôs um modelo para a avaliação da qualidade de software. Esse modelo envolve um conjunto de três fatores que avalia o software com relação a três pontos de vista distintos.I - Com relação ao uso do produto(Características Operacionais).
* Correção → Medida na qual o software satisfaz as especificações e objetivos visados pelo cliente.
* Confiabilidade → À medida que se pode esperar que um programa execute sua função pretendida com a precisão exigida.
* Eficiência → É a quantidade de recursos computacionais e de código exigida para que um programa execute sua função, com total precisão, visando...
tracking img