Qualidade de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lenildo Morais “Qualidade de Software Desvendando um requisite essencial no Processo de desenvolvimento”, Engenharia de Software Magazine,ed 29, pp 34-38.

Resumo

O autor começa o artigo mostrando a importância da qualidade nas empresas, destacando-se que a mesma é um requisito para que elas tenham participação dentro do mercado global. No setor de software, o desenvolvimento de sistemascomplexos tem sido maior, tornando o investimento em qualidade essencial.

O entendimento de qualidade de software é uma das dificuldades para empresas de desenvolvimento não ter um programa de qualidade. O autor destaca que qualidade dentro do contexto de software pode ser entendida como um conjunto de requisitos/ características que devem ser atendidas para satisfazer o cliente. Essa satisfaçãoela deve ser aperfeiçoada ao todo processo de construção do produto, para se atingir a qualidade. Devido a concorrência no mercado de software, é vital que as organizações produzam produto (software) de qualidade, considerando-se:

• Qualidade é competividade: Destaca-se a empresa que tem qualidade de software, elevando seu produto dentro do mercado. Ter uma certificação que demostre é umavantagem competividade.

• Qualidade é essencial para sobrevivência: Clientes buscam por produtos com qualidade, se a empresa não estiver apta, tente a decair no mercado competitivo.

• Qualidade é custo/beneficio: A busca por qualidade tende aumentar a produtividade e diminuir custos, a correção de erros após desenvolvimento do software é maior se fosse solucionado durante o processode construção.

• Qualidade retém consumidores e aumenta lucros: Produzindo produto com qualidade assegura a satisfação do cliente e consequentemente os mantem fies a empresa.

Um fator importante para se atingir a qualidade, está na participação do cliente durante todo desenvolvimento do software, opinando durante todo o processo, facilitando a compreensão das expectativas que o mesmoespera do produto, chamamos de usabilidade.

O autor ressalta que umas das questões, quando se trata de qualidade, é como julga-la, Tratando-se de software é importante que as especificações sejam bem definidas, evitando o mau entendimento e retrabalho e consequentemente custo no desenvolvimento, e podendo esses requisitos ser uma referencia para julgamento, destacando-se aqui a importânciada engenharia de requisitos para alcançar a qualidade.

Apesar dos requisitos serem um grande aliado a destacar a qualidade, não é o suficiente, para sua definição, é preciso medir a qualidade do software, que segundo autor é o principal problema da engenharia de software. O artigo cita a norma ISO/IEC 9126 como um modelo de proposito geral o qual define seis categorias de características dequalidade de software, que são subdivididas em subcaracterísticas. Essa norma tem como objetivo servir de referencia para avaliação do produto de software, enfatizando os aspectos mais importantes.

Outra norma citada pelo autor é a ISO/IEC 12119, que estabelece os requisitos de qualidade de software e oferece instruções de como testá-lo com relação as suas especificações. Ela ainda define quecada pacote de software tenha uma descrição, estabelecendo pontos que foram destacados no artigo.

Para a avaliação da qualidade de software, que tem como objetivo aprimorar o processo de desenvolvimento e como resultado um produto resultante com qualidade o artigo cita norma ISO/IEC 14598 que define um processo de avaliação de qualidade de software, que é usada com a norma 9126, já que estaestabelece métricas de qualidade de software. Esta norma inclui modelos, técnicas, documentos que dão suporte para avaliação.

No processo de avaliação de qualidade de software, o autor cita que algumas características são esperadas:

• Seja repetível: ou seja, ao avaliar um software diversas vezes, os resultados sejam idênticos.

• Reprodutível: ou seja, ao avaliar um...
tracking img