Resenha - pra que filosofia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pra que filosofia?

Mediante está resenha, podemos notar no texto lido que a autora apresenta a idéia da sociedade diante a pergunta “Para que Filosofia?”. Segundo ela, os indivíduos acham quea Filosofia não serve para nada. Por meio deste livro, observamos que a filósofa mostra que antes da ciência, que a sociedade vê como importante, vem a Filosofia. A ciência estuda a partir dasperguntas e respostas apontadas pelos filósofos. Porém a população não sabe sobre isso, e continua a pensar que a Filosofia não tem importância.
O propósito do livro é mudar o senso comum, sobrea Filosofia. A escritora começa falando sobre o pensamento da sociedade, e como os estudantes de filosofia responderiam a pergunta “Para que Filosofia?” na qual a resposta seria “A Filosofia éuma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual.” Relata também que os indivíduos veem os filósofos como pessoas distraídas, que vivem no mundo da lua. Ela de certa forma criticao modo dos seres humanos pensarem sobre essa questão de não acharem importante a Filosofia, assim demonstrando sua opinião.
A metodologia usada por meio desse texto é citar outras matérias comoexemplo. Matérias que as pessoas acham importante, como a ciência, que é a matéria mais citada no texto. A autora fez esse livro para quem lê-se refletisse sobre o assunto abordado. Finaliza otexto afirmando que independente de tudo a Filosofia continuará fazendo as mesmas perguntas de sempre “o que, por que e como”.
Podemos concluir após a leitura do texto, que realmente a Filosofiatem sua importância e quem não tem esse conhecimento continua no senso comum, ou seja, continua achando que a Filosofia não serve para nada. Após ler, devemos fazer uma reflexão que a escritorarealmente está certa, e que a filosofia nós permite responder, perguntas que para nós seria impossível chegar a uma conclusão.
Bibliografia: (texto lido citado na resenha, pág 10/11/)...
tracking img