Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Embora a geração de resíduos oriundos das atividades humanas faça parte da própria história do homem, é a partir da segunda metade do século XX, com os novos padrões de consumo da sociedade industrial, que isso vem crescendo, em ritmo superior à capacidade de absorção pela natureza. Aliado a isso, o avanço tecnológico das últimas décadas, se, por um lado, possibilitou conquistassurpreendentes no campo das ciências, por outro, contribuiu para o aumento da diversidade de produtos com componentes e materiais de difícil degradação e maior toxicidade (ANVISA, 2006).
Os resíduos perigosos constituem, no mundo, motivo de preocupação das autoridades ambientais seja devido às quantidades que vêm sendo gerados, principalmente como resultado da elevada concentração industrial emalgumas regiões do país, seja pela carência de instalações e locais adequados para o tratamento e destino final desses resíduos (ZIGLIO, 2005).
As atividades que geram grandes quantidades de resíduos que estão sempre sob a fiscalização das agências estaduais de proteção ambiental (SILVA e CARREIRA, 2004). Entretanto, ainda não parece existir no país uma legislação específica relativa aosresíduos em laboratórios e nem o enquadramento de Universidades e órgãos de pesquisa como unidades poluidoras, e assim sendo, raramente são fiscalizados quanto ao descarte de seus resíduos (AFONSO et al., 2005).

2. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS

Resíduos são substâncias, produtos, ou objetos, que ficaram incapazes de utilização para os fins para o qual foram produzidos. Ou são restos de umprocesso de produção, transformação ou utilização. Pode-se ainda classificar também os resíduos quanto a sua origem: domésticos, comerciais, industriais, hospitalares, agrícolas.
A Resolução CONAMA no 005/1993 define resíduos sólidos como:
“resíduos nos estados sólido e semi-sólido que resultam de atividades de origem industrial,doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços devarrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível”.Considerando a crescente preocupação da sociedade com relação às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável, a ABNT criou a CEET-00.01.34 - Comissão de Estudo Especial Temporária de Resíduos Sólidos, para revisar a ABNT NBR 10004:1987 - Resíduos sólidos - Classificação, visando a aperfeiçoá-la e, desta forma, fornecer subsídios para o gerenciamento de resíduos sólidos ABNT NBR 10.004(2004). A classificação de resíduos sólidos envolve a identificação do processo ou atividade que lhes deu origem, de seus constituintes e características, e a comparação destes constituintes com listagens de resíduos e substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido (ABNT NBR 10.004 (2004). A segregação dos resíduos na fonte geradora e a identificação da sua origem são partesintegrantes dos laudos de classificação, onde a descrição de matérias-primas, de insumos e do processo no qual o resíduo foi gerado devem ser explicitados. A identificação dos constituintes a serem avaliados na caracterização do resíduo deve ser estabelecida de acordo com as matérias-primas, os insumos e o processo que lhe deu origem ABNT NBR 10.004 (2004).
Os resíduos perigosos podem seridentificados baseando-se nas suas características e em uma lista de especificações da legislação. Os resíduos podem ser considerados perigosos se exibirem uma ou mais das características a seguir de acordo com a NBR (Norma Brasileira de Regulamentação) 10.004.
i.Inflamabilidade: Estes resíduos podem causar incêndios sobre certas condições. De acordo com a legislação brasileira ABNT NBR 10.004 (2004),...
tracking img