Resenha porter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em entrevista à revista Exame, Michael Porter referencia e dá dicas ao nosso país em como não perder a oportunidade de crescimento que aflora em todos os paísesemergentes. Como grande pesquisador que é, Porter mostra exemplos ruins de países desenvolvidos como os Estados Unidos, analisando com exemplos o que pode darcerto no Brasil.
Um dos alicerces para o crescimento sustentável para os países emergentes é, segundo Porter, o desenvolvimento de fundamentos básicos comoeducação, saúde e infraestrutura. Conceitos que os países emergentes ainda não regularam.
Quanto especificamente ao Brasil, Porter acredita que o governo atrapalha ocrescimento do país em face ao trâmite burocrático criado para qualquer ação. O governo é muito burocrático e os impostos são complexos e pesados. O Brasil tem muitosrecursos e gente inovadora, mas o peso do setor público atrasa o crescimento do país. 
O governo conquistou estabilidade macroeconômica, mas em termosmicroeconômicos não avançou muita coisa. O Brasil terá de se transformar nos próximos vinte anos ou então ficará para trás. Não é um problema para os próximos dois ou trêsanos, mas será um problema daqui a dez ou quinze anos. 
Finalizando, Porter acredita que a crise americana se arrasta desde o final da década de 90 e que serápreciso uma mudança de paradigma para os países desenvolvidos se recuperarem. É preciso recuperar fundamentos básicos como infraestrutura e educação. Tudo não passade fazer as escolhas certas.

Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1013/noticias/o-brasil-pode-ficar-para-tras-afirma-michael-porter?page=1
tracking img