Resenha do artigo How competitive forces shape strategy – Michael E. Porter

393 palavras 2 páginas
Porter faz a sua análise sobre a intensidade da concorrência em cima de cinco principais fatores: a ameaça de novos entrantes, o poder de barganha dos clientes, o poder de barganha dos fornecedores, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. A alternativa sugerida pelo autor é conhecer em detalhe as origens de cada força e como podem afetar a indústria e sua posição em particular, cabendo ao estrategista tal função.
Tal compreensão é fundamental para destacar os pontos fortes e fracos da empresa, propiciando o fortalecimento no setor, identificando as áreas para as mudanças estratégicas, e também os pontos onde as tendências da indústria têm impacto, determinando a rentabilidade de uma indústria.
As ameaças de novos concorrentes são “lideradas” pela existência de barreiras à entrada, permitindo ou não a criação de ameaças à rentabilidade. O poder de barganha feito pelos fornecedores constituem outra ameaça, capazes de elevar os preços ou reduzir a qualidade do produto (definido pelo autor como bens ou serviços), assim como o poder de barganha pelo lado dos clientes, forçando baixas de preços e exigir qualidade mais elevada e um melhor serviço, aumentando a rivalidade das empresas existentes.
A crucial decisão estratégica consiste então em melhorar a posição estratégica, encontrando fornecedores ou compradores que possuam o menor poder de influenciar o desenvolvimento da empresa, porém há a possibilidade de aprimorar a qualidade do produto ou utilizar o marketing para auferir lucros e crescimento. Concorrência de preços, lançamento de produtos e agressivas campanhas publicitárias são as manobras adotas pela rivalidade entre os concorrentes. Cabe ao estrategista elaborar defesas contra as forças da concorrência, além da previsão de mudanças no setor.
A chave do crescimento consiste então em adotar posições a evitar ataques de concorrentes diretos e também à erosão de compradores, fornecedores ou produtos substitutos. O grande

Relacionados

  • Series
    23314 palavras | 94 páginas
  • Propriedade intelectual
    405117 palavras | 1621 páginas