Resenha pesperctiva sociologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Página 2- Cap 1 A sociologia como Passatempo Individual
“ A escassez de piadas sobre sociólogos indica, evidentemente, que eles não ocupam na imaginação popular a mesma importância consignada aos psicólogos.”...”Quando perguntamos aos universitários, porque estão estudando Sociologia, é comum ouvir “porque gosto de trabalhar com gente”.
“O sociólogo é visto como uma pessoa empenhadaprofissionalmente empenhada em atividades edificantes para o benefício de indivíduos e da comunidade em geral”.
“...não estamos preocupados aqui com a morte da inocência, e sim com uma determinada imagem que é imprecisa e ilusória”.
Página 3:
“Conhecimentos sociológicos são importantes para qualquer pessoa envolvida com ação na sociedade. Entretanto, tal ação, não precisa ser particularmentehumanitária...”/////////////
Comentários sobre o trecho acima://////////////////////
Se eu pertenço a um grupo, o quanto mais de dados eu tiver a respeito de algo que seja do meu interesse, melhor para mim. Por exemplo: se eu tenho 60 anos, parei de estudar aos 30, não fiz cursinho preparatório, e quero me inscrever para Medicina na UFRJ, de qualquer jeito. Quais as minhas chances de passar? Como calculara possibilidade de eu entrar em Medicina, com mais certeza, estando eu nas atuais condições de estudo? Olho os dados que o vestibular passado divulgou, vejo qual o perfil do grupo de pessoas que constam na lista de aprovados, vejo qual o nível da média necessária para passar, e aí posso elaborar uma previsão se eu poderia passar ou não em Medicina, com as minhas habilidades atuais. ( vocês achamque tá certo este exemplo???)
“Trabalhar com pessoas pode significar retirá-las das favelas ou metê-las na cadeia, bombardeá-las com propaganda ou extorquir-lhes o dinheiro(legal ou ilegalmente).”
//////////Comentários do trecho acima://////////
Tudo depende do que será feito com os dados que o Sociólogo colheu e fez a tentativa de compreender. Hitler, com certeza, usou dados sociológicos,para fazer a “limpeza de raça”, para otimizar o seu exército, etc...
Só que usou para fins escusos.
“...Freudinismo dos pobres...” ////////////// Comentário do trecho acima: /////////////O autor explica o fato de que os assistentes sociais tendem a copiar o modelo profissional dos psiquiatras.
“A identificação da sociologia como serviço social no espírito das pessoas é de certa forma um fenômenode “Hiato cultural...” ////////////Comentário do trecho acima://////////// Não entendi.....preciso de explicação da professora, pois o texto não me esclareceu bem...
Página 4 –
“ ...a imagem do sociólogo como mentor teórico do assistente social seria especiosa.. /////////Comentário do trecho acima:////////// ilusório, enganador: argumentação especiosa.”
“O serviço social...ação nasociedade”.///////// Comentário do trecho acima://////////////
Mais uma vez ele coloca o serviço social como o atuante na sociedade, e não o Sociólogo.
“A Sociologia...não é ação, mas uma tentativa de compreensão”( da sociedade).////////// Comentário do trecho acima:////////// O Sociólogo não atua em nada na sociedade. Ele simplesmente faz uma tentativa de compreensão daqueles dados que o objeto de estudolhe forneceu. Estes dados, ele passa para alguém, que fará alguma coisa com eles, não necessariamente altruísta. A sociologia é uma abordagem científica para compreender a vida social do homem.

“O conhecimento sociológico pode ser recomendado a assistentes sociais, mas também a vendedores, enfermeiras, evangelistas e políticos – na verdade – qualquer pessoa cujas metas obriguem contato comoutros seres humanos.”///// Comentário do trecho acima:///////////
É aquilo que ele já falou: conhecimentos sociológicos são relevantes para todos que trabalham com atuação na sociedade.
//////////Pesquisa sobre o que é Socialização://////////////// Bibliografia:
CHARON, J. Sociologia. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002. (pág. 25-31) //////////


“Socialização é o processo pelo qual a sociedade,...
tracking img