Resenha nietzche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O documentário Humano, Demasiado Humano: Um Livro Para Espíritos Livres foi produzido pela emissora de televisão britânica BBC em 1999. O documentário é formado pela mistura de trechos lidos dos pensamentos de Friedrich Nietzshe, o escritor a qual o vídeo é inspirado, e de entrevistas de grandes estudiosos do pensamento nietzschiano.

RESUMO

No início do documentário, já nosdeparamos com os dizeres de Friedrich Nietzsche prevendo uma crise que, segundo ele, jamais havia existido antes. Entende-se que a crise a qual ele se referia era a crise da fé religiosa que mais tarde passou pela Europa no final do século XIX. Nietzshe foi um dos pensadores pioneiros que acreditou que a morte de Deus traria a liberdade do homem e então colocaria este como medida de todas as coisas.VIDA DO AUTOR

Friedrich Nietzche nasceu em Rocken, Alemanha em 15 de Outubro de 1844. Seu pai era um exemplar Pastor Cristão. Além dele havia uma irmã e um irmão. Aos quatro anos seu Pai adoeceu e mais tarde morreu, seguindo depois também seu irmão. Esses acontecimentos levaram Nietzsche a começar a duvidar e questionar o cristianismo. Ele mudou mais sua família para Naumburg e foi então mandado àum internato de educação religiosa.
Durante sua infância foi discriminado pelos seus colegas pela seriedade consequente de tanto sofrimento em tão pouca idade. Tudo contribuiu para um caminho de solidão que diferente de outros, o agradava. Mostrava grande interesse no estudo do Cristianismo em sua escola, que o levou então a estudar Teologia na Universidade de Born com a ideia de ser Pastor comoseu Pai. Em 1865, desistiu de sua vocação religiosa para estudar línguas como filólogo e em 1869, foi nomeado professor de filologia clássica.
O vazio deixado pelo Cristianismo foi substituído por Nietzsche pela filosofia, principalmente pelos pensamentos do filósofo Artur Schopenhauer. Esse filósofo pregava uma filosofia pessimista de que a vida humana era desagradável mas que através da arte eda música era possível escapar momentaneamente, segundo ele, dessa miséria.
Nietzsche viu na música de Richard Wagner inspiração e a possibilidade de um renascimento da cultura europeia baseando-se no modelo clássico grego de tragédia. Foi então que ele escreveu o livro “O Nascimento da Tragédia” e ele dizia que a música de Wagner apresentava o ideal pré-cristão simbolizado pelo deus gregoDionísios.
Por conta de suas enfermidades crônicas, Nietzsche buscava respostas filosóficas para o sofrimento humano. Quando chegou aos trinta anos já estava parcialmente inválido e então percebeu que a música de Wagner e a filosofia de Schopenhauer já não supriam sua necessidade. Foi então que ele começou a buscar sua própria filosofia.
Nesse momento Nietzsche volta a atenção à vida, à saúde e aVontade de Poder, que segundo ele nós somos a Vontade de Poder. Essa nova filosofia o levou à publicação de sua obra “Humano, Demasiado Humano: Um Livro Para Espíritos Livres”. Devido suas novas filosofias e junto à sua debilidade física ele se mudou para os Alpes Suíços onde se isolou de todos por aproximadamente 10 anos.
Em 1882, conheceu seu único e grande amor, Lou Andreas Salomé, uma estudante de20 anos. Foram apresentados pelo seu amigo Psicólogo, Paul Reé, e durante um ano os três eram inseparáveis e aqui Nietzsche tentou viver segundo suas filosofias. Ele chegou a propor para Lou que não aceitou e depois junto com Paul o abandonou, levando o filósofo a retornar aos seus pensamentos.
Após voltar a solidão escreveu “Assim Falava Zaratrusta” que contava sobre um jovem de 30 anossolitário que morava nas montanhas. Este jovem pregava suas ideias, mas tinha dificuldade para achar discípulos. As características desse personagem em muito lembrava a própria vida de Nietzsche. Nesse momento ele propõe o ideal de superar a si mesmo, que chamou de “o além do homem” que estava dentro da possibilidade humana e que surgiu em sua busca pessoal pelo domínio próprio. A interpretação hoje...
tracking img