Resenha sobre o filme "quando nietzche chorou"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILME “QUANDO NIETZCHE CHOROU”




Na teoria de Freud aprendemos que não existe uma descontinuidade na vida mental, mas que todas as coisas acontecem pela intenção consciente ou inconsciente, sendo determinado pelo que aconteceu anteriormente. Sendo assim, existe uma razão para cada pensamento, ação, sentimento e até mesmo para uma memória que foi relembrada. Ele afirma que nada ocorreespontaneamente, mas que existem elos escondidos que ligam um fato a outro.
O filme “Quando Nietzsche chorou” relata um encontro fictício entre Josef Breuer e o filósofo Friederich Nietzsche, mostrando um lado psicanalítico, e é nele que vamos perceber eventos que ligam consciência e inconsciência. É interessante observar os dilemas dos personagens centrais: Breuer, um médico cientista,obcecado por uma paciente e Nietzsche, vivendo a solidão, mas com medo dela. Dois personagens que mostram claramente mecanismos de defesa, tais como negação e repressão.
Nas primeiras cenas do filme, o médico Breuer foi procurado por Lou Salomé para que tratasse Nietzsche, não fisicamente, mas do desespero e de ideias suicidas. Nietzsche estava apaixonado por ela, que apenas nutria uma admiração pelamente brilhante dele, e após recusar-se a casar com ele, recebeu cartas com propensão suicida. Salomé ficou assustada com o estado mental de Nietzsche e sabendo que Breuer descobriu um novo método chamado “cura pela fala” procurou o médico.
Breuer recebeu todas as instruções de Salomé de que deveria tratá-lo da mente, deixando que ele achasse que estava sendo tratado das dores de cabeça terríveisque tinha. Conforme ela avisou a Breuer, Nietzsche se mostrou ressabiado, afirmou que fases negras todos passam de vez em quando, que aquilo não o dominava e que suas dores de cabeça eram as dores de parto de um novo livro que ele estava desenvolvendo de nome Zaratrusta, sobre um profeta solitário e incompreendido pela sociedade. Esse ponto nos levou a pensar sobre a insistência de Nietzsche emesconder suas inseguranças mostrando superioridade e autoconfiança, dando seu próprio diagnóstico quanto às dores de cabeça, que na verdade eram psicossomáticas, e ao mesmo tempo, revelando sua verdadeira condição de solidão e infelicidade através de um personagem criado por ele.
O filme nos revela que Nietzsche tinha características de um neurótico, sentia-se traído por todos e se afastou deamigos, tornando-se cada vez mais solitário com a desculpa de que não poderia confiar em ninguém. Sua desconfiança era tão grande que questionou os motivos que faziam Breuer querer trata-lo gratuitamente e se afastou do médico. Em uma cena, Nietzsche estava no hotel, em uma das crises de dor de cabeça, o doutor Breuer foi chamado e Nietzsche disse entre sussurros “me ajude”, revelando um desejoinconsciente de querer viver. O objetivo de Breuer era chegar à essência de Nietzsche, na verdade Breuer e Freud (que sabia todo o andamento do tratamento de Breuer em Nietzsche) buscavam a integração do inconsciente com o consciente.
Para se aproximar de Nietzsche novamente, Breuer propôs uma troca, consultaria as dores de cabeça e Nietzsche o curaria do desespero através da filosofia. QuandoBreuer se transformou em paciente de Nietzsche, começou a descrever os sintomas que Salomé havia falado que Nietzsche possuía, para tentar fazer com que ele descobrisse a cura para si mesmo. Nietzsche começou a questionar Breuer e o levou a trazer à consciência os seus medos e desejos inconscientes, como o desejo de se relacionar com sua paciente Bertha, também começou a sonhar e contar seussonhos, e juntos começaram a analisar as sensações, a memória, a interpretação, a subjetividade e a associação. Na verdade, essa parte do filme mostra que os conteúdos inconscientes dos dois eram semelhantes.
Em alguns momentos no filme, percebemos Breuer deitado, falando livremente, e isso remete a livre associação de ideias da psicanálise. Breuer percebeu que estava remexendo seu lixo...
tracking img