Resenha o deus que morreu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Gianni Wattino, nascido em Turim, em 04 de janeiro de 1936, é um filósofo e político italiano, um dos expoentes de pós-modernismo europeu. Professor de Estética na Universidade a partir de1892, de Filosofia teórica. Diretor da Revista de Estética, membro de comissões cientificas de vários periódicos italianos e estrangeiros e sócio-correspondente da Academia de Ciência de Turim. AlgumasObras: Il concetto di fare in Aristotele, Giappichelli, Torino, 1961; Essere, storia e linguaggio in Heidegger, Filosofia, Torino, 1963; Ipotesi su Nietzsche, Giappichelli, Torino, 1967;Poesia eontologia, Mursia, Milano 1968;Schleiermacher, filosofo dell'interpretazione, Mursia, Milano, 1968;Introduzione ad Heidegger, Laterza, Roma-Bari, 1971, etc.

RESENHA

Gianni Vattimo, vem através dotexto, O Deus que morreu, abordar idéias de Friedrich Nietzche e Martins Heidegger, tirando assim suas próprias conclusões sobre o tempo atual, a morte de Deus e o fim da metafísica.
Vattimo se pergunta“até que ponto, o que Nietzshe chama de morte de Deus (ou superação do Deus moral) e que no pensamento contemporâneo, é bem definida como o fim da metafísica, implica realmente o término de qualquerpossível experiência religiosa.” Diz ainda “anuncio do fim da metafísica, possam ser tratados como maneira genérica de caracterizarmos a experiência do final da modernidade.”
Vattimo diz “O significadodo anuncio nietzchiano da morte de Deus é algo que todos conhecem bem. A crença em Deus foi um fato poderoso de racionalização e disciplina que permitiu ao homem sair da selva primitiva, além defavorecer a constituição de uma visão “cientifica” do mundo, que abriu caminho à técnica, com seus efeitos de assegurar e facilitar a existência. É por isso que o homem “civil” de hoje não sente mais anecessidade de crer em Deus e que tal crença passou a ser vista como uma mentira inútil...”. “ É esta razão pela qual para Nietzche, foram os fiéis que mataram a Deus.
O evento do “fim da...
tracking img