Resenha - memorial de aires

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA

ALINE RODRIGUES SILVA
RA: 1201697

 

MEMORIAL DE AIRES – MACHADO DE ASSIS

CALDAS NOVAS - GO
2013

UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP INTERATIVA

ALINERODRIGUES SILVA
RA: 1201697

 

MEMORIAL DE AIRES – MACHADO DE ASSIS

Relatório apresentado ao
Marketing na Unip Interativa –
para obtenção da carga horária
pelas atividadescomplementares.

CALDAS NOVAS - GO
2013

MEMORIAL DE AIRES – MACHADO DE ASSIS

Memorial de Aires é a ultima obra de Machado de Assis, publicada inicialmente em 1908, mesmo ano de falecimento do autor. Comona maioria de seus livros Machado de Assis faz do enredo algo interessante que não só a historia, mas a própria forma de contar essa historia é fascinante aos olhos de quem sabe apreciar um bomlivro. Falo bom, mas na verdade as obras de Machado são excepcionais, não digo isto por ser fã do autor, mas por causa de sua vasta e densa bagagem literária. Ao ler Memorial de Aires lembrei-me deMemórias Póstumas de Brás Cubas, pela pequena semelhança estrutural do enredo, Sendo Memorial escrito em forma de diário, com datas, expressões temporais, já em Memórias a estrutura é mais complexa, com jogosde tempos, usando mais técnicas de Flashbacks.
A narrativa da história se passa no Rio de Janeiro em 1888 e 1889, onde um diplomata aposentado de sessenta e dois anos relata na forma de diáriopessoal a historia de sua vida de aposentado, viúvo, e conselheiro. Não é narrada como era à vida do Conselheiro de Aires (como ele é conhecido) no seu passado, juventude e aventuras, só têm-se algunsfragmentos soltos na história, o que é enfatizado no romance é a visão do personagem narrador e protagonista (no caso o conselheiro) sobre os fatos, acontecimentos que ocorrem ao seu redor, sempre fazendocom subjetividades um juízo, reflexão ou critica.
Apesar de o foco da historia está nas visões do Conselheiro, outros personagens têm grandes participações secundarias na historia, como Fidélia,...
tracking img