Tirar musica de ouvido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Seção Especial
Como tirar uma música de ouvido?
 
Tirar uma música de ouvido depende muito do treino do seu ouvido. Pode significar apenas desvendar os acordes mais comuns da música e depois usarapenas um timbre e improvisar.
Mais que isso, é um exercício de paciência e que muitas vezes trazem um certo gosto de vitória ou frustração. 
Mas como músico não pode ser frustrado senão nãoprogride, damos umas dicas legais sobre como fazer para tirar uma música de ouvido.
Primeira coisa a fazer é criar uma forma que possibilite você representar graficamente a música que vai tocar, a menos quevocê  seja capaz de guardar tudo no mínimo detalhe.
Existem algumas formas de representar graficamente uma música.
 
1) Criando um gráfico
 
Exemplo 01
[pic]
Observe que nos compassos foramcolocados apenas os tempos principais e a cifra acompanha a evolução e a ordem dos tempos.
 
Exemplo 02
 
[pic]
 
Neste exemplo, você coloca os acordes no compasso e as notas de marcação de tempoem cima dos acordes.
Pessoalmente eu acho esse método mais eficiente porque você só se preocupa com a base e os efeitos (contratempos) usando os acordes.
 
2) Entendendo a harmonia
 
Bem. Criadoa forma de representação, vamos para a parte mais complicada.
A melhor forma de entender uma harmonia é usando o baixo (contrabaixo) como referência, porque em 80% dos casos o baixo está tocando anota fundamental (tônica de cada acorde). Após ouvir o baixo, execute a música com ele (você faz os acordes no teclado/violão) executando as mesmas notas [Nota: Procure ajustar seu aparelho para orealce do baixo (bass) e sempre usar seu instrumento num volume inferior que possibilite você ouvir os dois]. Para não se enganar, use sempre uma oitava acima do baixo.
Agora você pode tentar identificara tonalidade da música usando o conhecimento de campo harmônico (Se você acompanhou nossa aula de teoria, então não estamos falando grego), mas é melhor seguir a intuição e educar o ouvido porque...
tracking img