Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Experimento nº 4

Colocou-se algumas gotas de solução de nitrato de prata (AgNO3)1M em um tubo de ensaio. Acrescentou mais gotas de solução de cloreto de sódio (NaCl)1M, usando apipeta para medição. O líquido contido no tubo de ensaio passou a ficar com coloração leitosa. Após algum tempo de observação, notou-se a precipitação de algumas partículas no fundo do tubo deensaio.

Ao se juntar o AgNO3 e o NaCl, houve uma reação produzindo cloreto de prata e nitrato de sódio.

AgNO3(aq) + NaCl(aq) à AgCl(s)¯ + NaNO3(aq)Os sais nitrato de prata e cloreto de sódio estão presentes no tubo de ensaio como íons de seus elementos combinados, ou seja, Ag+, NO3-, Na+ e Cl-. Ao se juntarem os dois sais, os íons Ag+ e Cl-se combinam, formando uma molécula do sal cloreto de prata, que, sendo sólido, precipita-se para o fundo do tubo de ensaio. Isto é uma reação de precipitação. Os íons Na+ e NO3- permanecem emsuspensão aquosa no tubo, combinados no sal nitrato de sódio.

Verifica-se que houve duas trocas de elementos nesta reação. O íon Ag+ foi deslocado do nitrato de prata e combinou-se com o íonCl-, que por sua vez foi deslocado do cloreto de sódio. Os íons que sobraram formaram o nitrato de sódio. Assim, os dois compostos reagentes permutaram entre si seus radicais, criando dois novoscompostos. Isso é uma reação de dupla troca.





Experimento nº 5



Colocou-se uma solução de KI a 0,25% (2ml) num tubo de ensaio. Igual volume de solução de nitrato plumboso Pb(NO3)2 foiposteriormente misturado.



Com a mistura, formou-se uma solução de cor amarela. Ao aquecer o tubo na chama do bico de Bunsen, a cor amarela foi gradativamente sumindo, até que próximo àebulição, esta sumiu quase que completamente, tornando a solução incolor. Uma pequena parte de água evaporou. O aquecimento foi interrompido imediatamente após a ebulição.







Discussão (j)...
tracking img