Resenha maslow: psicologia humanista e a hierarquia das necessidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 27 de outubro de 2011
Professora: Conceição Procópio
Aluna: Jéssica Luana Morais Ribeiro

Resenha
Maslow: Psicologia humanista e a hierarquiadas necessidades

Abraham Maslow nasceu no Brooklin, Nova York em 1º de abril de 1908. Seus pais eram imigrantes russos pobres. Ele era superdotado, seu teste de Q.I. revelou que o quociente de195. Começou estudando direito na faculdade pela vontade de seu pai, depois transferiu para psicologia na Universidade de Wisconsin, em 1928. Trabalhou com Herry Harlow em seus experimentos commacacos de calda pequena, onde estudavam aspectos comportamentais. Interessou-se em estudar sexualidade humana e posteriormente passou a ensinar na universidade de Brooklin. Teve contato com váriosintelectuais das teorias de Gestalt e Freudiana.
A teoria de Maslow buscava compreender e explicar as necessidades e o comportamento humano, sendo que esse comportamento é composto por necessidades. Aoamadurecerem, e quando suas necessidades inferiores são satisfeitas, as pessoas desenvolvem motivações exclusivamente humanas. Assim a motivação muda à medida que progredimos através de uma hierarquiadas necessidades, que consiste em cinco níveis. E à medida que cada nível de necessidade é satisfeito, a pessoa sobe na hierarquia. Se as necessidades não são satisfeita, o crescimento se detém.
1)Necessidades fisiológicas – Constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, água, sono, abrigo, etc;
2) Necessidades de segurança – Constituem a busca de proteçãocontra ameaça ou privação, a fuga e o perigo;
3) Necessidades de amor e pertencimento – Participação de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor;
4) Necessidades deestima – envolve a autoconfiança, autoapreciação, a necessidade de aprovação social, respeito, status.
5) Motivação existencial (auto-realização) – Nesse nível as pessoas tende a desempenhar o seu...
tracking img