Qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SÃO MATEUS
MBA - GESTÃO EMPRESARIAL

MÁRCIA ZEFERINA DE SOUZA
PATRÍCIA MARA ESTEIO CUNHA FEITOSA
SUZANETE CAMPISTA TOURINHO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E MOTIVAÇÃO:
FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

SÃO MATEUS
2011

MÁRCIA ZEFERINA DE SOUZA
PATRÍCIA MARA CUNHA FEITOSA
SUZANETE CAMPISTA TOURINHO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E MOTIVAÇÃO:FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Empresarial da Faculdade Norte Capixaba de São Mateus - UNISAM, como requisito para aprovação no curso Gestão Empresarial.
Orientadora: Josete Pertel

SÃOMATEUS2011

Qualidade de Vida no Trabalho: “é o conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho”.Ana Cristina L. França (1996).

Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado.

Bill Hewlett - Fundador da Hewlett Packard Company (HP).
RESUMO

O foco central deste estudo tem por objetivo analisar a importância da qualidade de vida no trabalho para o desenvolvimentohumano.
A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos empregados, mais envolvimento e comprometimento com a atividade fim da empresa, criando um ambiente de integração em relação a todos os níveis hierárquicos de uma organização, visando sempre à compreensão das necessidades dos empregados.
Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercadoveio à busca incessante pela qualidade total.
Acompanhando esta qualidade total também surgiu a QVT, que está focada no potencial humano e no meio no qual está inserido.
A QVT se preocupa principalmente com dois aspectos importantes: o bem estar do trabalhador e a eficiência organizacional.
Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimentopessoal ao indivíduo.
Nunca foi tão importante conhecer e identificar as necessidades e anseios das pessoas e compatibilizá-los com sua atuação no trabalho. Conhecer o que motiva as pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
É o momento das organizações focarem seus esforços no seu capital intangível de maior representatividade: O ser humano.
Dessa forma a QVT pode colaborarna criação de condições que motivem os profissionais, através de uma ambiente saudável, identificando as necessidades e anseios das pessoas, reconhecendo o bom desempenho, oportunizando a participação das pessoas nas decisões da empresa, facilitando o desenvolvimento pessoal, garantindo meios para o feedback positivo, proporcionando desafios, projetando trabalho de modo a torná-lo atraente,concedendo benefícios, salário compatível com a função e sistemas de recompensas.
A metodologia utilizada para desenvolver este estudo foi a pesquisa exploratória, através da pesquisa bibliográfica, com a finalidade de proporcionar maiores informações sobre o tema aqui tratado.

Palavras-chaves: Qualidade; Vida; Necessidades; Motivação.

ABSTRACT

The central focus of this study is to analyzethe importance of quality of life at work for human development.
The quality of life in the work provides a greater participation by employees, more involvement and commitment to the activity of the company, creating an environment of integration with respect to all levels of an organization, always seeking to understand the needs of employees.
With the need for companies to become more...
tracking img